Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/615
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vanessagomesdecastro.pdf988.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.referee1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.contributor.referee2Burgos, Marcelo Tadeu Baumann-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791040Y2pt_BR
dc.creatorCastro, Vanessa Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417176H4pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-01T20:14:02Z-
dc.date.available2016-01-29-
dc.date.available2016-02-01T20:14:02Z-
dc.date.issued2014-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/615-
dc.description.abstractThis study investigates the possible determinants of educational success, considering as such the student’s incoming third year of high school at the appropriate age, without having been disapproved and without having left school during his career. Observe students in disadvantaged social conditions that successfully undertook their academic trajectory. Investigates the profile and characteristics of the family background of non-white students, mothers with less education and lower socioeconomic level that successfully reached the third year of high school. To this end, some sociological arguments about education in modern society are reviewed, punctuating partially their purposes, roles and implications that provide the problems of this research. It is part of the classic authors from sociology Marx, Weber and Durkheim, toward theories of human capital, reproductivist theories, neo-weberian theories and empirical research on education inequalities conducted in Brazil. Followed by theoretical review of the expansion of public policies for education in Brazil and its relevance to the achievement of successful academic career. In the empirical part, the data used are from Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2011. The results show the profile and characteristics of the family background of students in disadvantaged social conditions that hit school success.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga os possíveis determinantes do sucesso educacional, considerando como tal a chegada do aluno ao terceiro ano do ensino médio em idade apropriada, sem ter sido reprovado e sem ter abandonado a escola durante sua trajetória. Observam-se os alunos em condições sociais de desvantagem que realizaram, com sucesso, sua trajetória escolar. Investiga-se o perfil e as características do background familiar dos alunos não brancos, com mães menos escolarizadas e com pior nível socioeconômico que chegaram, com sucesso, ao terceiro ano do ensino médio. Para tanto, são revistos alguns argumentos sociológicos sobre a educação na sociedade moderna, pontuando-se, parcialmente, suas finalidades, atribuições e implicações que fornecem os problemas desta pesquisa. Parte-se dos autores clássicos da sociologia, Marx, Weber e Durkheim, em direção às teorias do capital humano, teorias reprodutivistas, teorias neoweberianas e pesquisas empíricas realizadas no Brasil sobre as desigualdades perante o ensino, seguidas de revisão teórica sobre a expansão das políticas públicas para a educação no Brasil e sua relevância para a realização de trajetórias escolares de sucesso. Na parte empírica, os dados utilizados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2011. Os resultados revelam o perfil e as características do background familiar dos alunos em condições sociais de desvantagem que atingiram o sucesso escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectBackground familiarpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInequalitypt_BR
dc.subjectEducational attainmentpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectFamily backgroundpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDeterminantes do sucesso educacional: uma análise do perfil dos indivíduos em condições sociais de desvantagem que atingiram o sucesso escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.