https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6143
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
julianacamposschmitt.pdf | 24.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Preditores neuropsicológicos da leitura em crianças com TDAH |
Autor(es): | Schmitt, Juliana Campos |
Orientador: | Justi, Francis Ricardo dos Reis |
Miembros Examinadores: | Justi, Claudia Nascimento Guaraldo |
Miembros Examinadores: | Kruszielski, Leandro |
Resumo: | O estudo investigou a influência de variáveis cognitivas e do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na leitura de crianças do 2° ao 7° anos do Ensino Fundamental. Participaram 70 crianças, divididas em dois grupos: TDAH e controle. Foram aplicadas tarefas de habilidade fonológica (consciência fonológica e memória de trabalho fonológica), nomeação seriada rápida, vocabulário, QI, atenção, flexibilidade cognitiva e leitura (precisão, fluência e compreensão). Análises de regressão linear múltipla indicaram que, ao controlar idade e QI, a nomeação seriada rápida e a consciência fonológica contribuíram fortemente para precisão, fluência e compreensão de leitura; o TDAH influenciou somente na compreensão. O TDAH parece influenciar negativamente na compreensão de leitura, visto que os componentes da função executiva, monitoramento, planejamento e inibição de resposta, provavelmente, interferem na compreensão. |
Resumen : | The study investigated the influence of cognitive variables and the influence of the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) on reading. Seventy children from second to 7th grade took part in this study. These children were divided into two groups: ADHD and control. Tasks of phonological ability (phonological awareness and phonological work memory), rapid automatized naming, vocabulary, IQ, attention, cognitive flexibility and reading (accuracy, fluency and comprehension) were applied. Multiple linear regression analyzes indicated that, when controlling for age, IQ and ADHD, rapid automatized naming and phonological awareness strongly contributed to reading accuracy, reading fluency and reading comprehension. ADHD was negatively related to reading comprehension, probably because components of executive function as monitoring, planning, and response inhibition are likely to be important for comprehension. |
Palabras clave : | TDAH Leitura Consciência fonológica Nomeação seriada rápida Memória de trabalho fonológica Função executiva ADHD Reading Phonological awareness Rapid serial naming Phonological work memory Executive function |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6143 |
Fecha de publicación : | 29-mar-2017 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.