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dc.contributor.advisor1Justi, Francis Ricardo dos Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742159H6pt_BR
dc.contributor.referee1Justi, Claudia Nascimento Guaraldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716854Z1pt_BR
dc.contributor.referee2Kruszielski, Leandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770657U2pt_BR
dc.creatorSchmitt, Juliana Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-01-29T10:59:19Z-
dc.date.available2018-11-01-
dc.date.available2018-01-29T10:59:19Z-
dc.date.issued2017-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6143-
dc.description.abstractThe study investigated the influence of cognitive variables and the influence of the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) on reading. Seventy children from second to 7th grade took part in this study. These children were divided into two groups: ADHD and control. Tasks of phonological ability (phonological awareness and phonological work memory), rapid automatized naming, vocabulary, IQ, attention, cognitive flexibility and reading (accuracy, fluency and comprehension) were applied. Multiple linear regression analyzes indicated that, when controlling for age, IQ and ADHD, rapid automatized naming and phonological awareness strongly contributed to reading accuracy, reading fluency and reading comprehension. ADHD was negatively related to reading comprehension, probably because components of executive function as monitoring, planning, and response inhibition are likely to be important for comprehension.pt_BR
dc.description.resumoO estudo investigou a influência de variáveis cognitivas e do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na leitura de crianças do 2° ao 7° anos do Ensino Fundamental. Participaram 70 crianças, divididas em dois grupos: TDAH e controle. Foram aplicadas tarefas de habilidade fonológica (consciência fonológica e memória de trabalho fonológica), nomeação seriada rápida, vocabulário, QI, atenção, flexibilidade cognitiva e leitura (precisão, fluência e compreensão). Análises de regressão linear múltipla indicaram que, ao controlar idade e QI, a nomeação seriada rápida e a consciência fonológica contribuíram fortemente para precisão, fluência e compreensão de leitura; o TDAH influenciou somente na compreensão. O TDAH parece influenciar negativamente na compreensão de leitura, visto que os componentes da função executiva, monitoramento, planejamento e inibição de resposta, provavelmente, interferem na compreensão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectNomeação seriada rápidapt_BR
dc.subjectMemória de trabalho fonológicapt_BR
dc.subjectFunção executivapt_BR
dc.subjectADHDpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectRapid serial namingpt_BR
dc.subjectPhonological work memorypt_BR
dc.subjectExecutive functionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePreditores neuropsicológicos da leitura em crianças com TDAHpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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