https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6125
File | Description | Size | Format | |
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glauciamariadosreissilva.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Feminismo e classismo: memórias, relações e disputas no Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais |
Author: | Silva, Glaucia Maria dos Reis |
First Advisor: | Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque |
Referee Member: | Rodrigues, Rubens Luiz |
Referee Member: | Oliveira, Lorene Figueiredo de |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo compreender como o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) tem abordado a temática específica para as mulheres em suas propostas e ações apresentadas à categoria. A metodologia utilizada, nesta pesquisa de mestrado, é a análise documental dos materiais produzidos pelo Sind-UTE/MG (teses congressuais, cartas, relatórios, cartilhas e jornais). Neste estudo, o olhar está voltado para algumas questões norteadoras: De que maneira este sindicato tem abordado, em seus documentos, a opressão de gênero e a exploração de classe? Há uma preocupação deste sindicato em atender demandas específicas para as mulheres trabalhadoras em suas propostas e ações? Para isso, nos apropriamos teoricamente de autoras feministas, que abordam a perspectiva classista, principalmente Heleieth Saffioti, Cecíclia Toledo, Mirla Cisne, Zuleika Alambert. O trabalho está organizado em três capítulos. No primeiro, debatemos a opressão à mulher numa perspectiva histórica. Este estudo é embasado nas pesquisas antropológicas e relacionamos essa discussão à feminização do magistério. No segundo, traçamos um apanhado histórico sobre a situação da mulher na sociedade capitalista e as diversas ondas do movimento feminista. No terceiro capítulo discutimos as questões específicas acerca do Sind-UTE/MG, trazendo a análise das teses apresentadas nos Congressos do sindicato, sendo o primeiro realizado em 1991 e o ultimo em 2015, e entrevista com duas militantes do movimento sindical. Por fim, tecemos as considerações. |
Abstract: | This paper aims to understand how the Sind-UTE / MG has addressed the specific theme for women in their proposals and actions presented to the category. The methodology used in this master's research is the documentary analysis of the materials produced by Sind-UTE / MG (congressional theses, letters, reports, booklets and newspapers). In this study, the focus is on some guiding questions: How has this union addressed gender oppression and class exploitation in its documents? There is a concern of this union to meet specific demands for working women in their proposals And actions? For this, we theoretically appropriated feminist authors, who approach the classist perspective, especially Heleieth Saffioti, Cecíia Toledo, Mirla Cisne, Zuleika Alambert. The work is organized in three chapters. In the first, we discuss the oppression of women from a historical perspective. This study is based on anthropological research and we relate this discussion to the feminization of the teaching profession. In the second, we draw a historical account of the situation of women in capitalist society and the various waves of the feminist movement. In the third chapter we discuss the specific questions about Sind-UTE / MG, bringing the analysis of the theses presented in the Congresses of the union, the first one held in 1991 and the last in 2015, and interview with two trade union activists. Finally, we weave the considerations. |
Keywords: | Sindicalismo docente Feminismo Classismo Teaching syndicalism Feminism Classicism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6125 |
Issue Date: | 7-Aug-2017 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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