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dc.contributor.advisor1Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770304E9pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Rubens Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798779E9pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lorene Figueiredo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718545Y0pt_BR
dc.creatorSilva, Glaucia Maria dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4407519A2pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T13:42:34Z-
dc.date.available2018-01-18-
dc.date.available2018-01-24T13:42:34Z-
dc.date.issued2017-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6125-
dc.description.abstractThis paper aims to understand how the Sind-UTE / MG has addressed the specific theme for women in their proposals and actions presented to the category. The methodology used in this master's research is the documentary analysis of the materials produced by Sind-UTE / MG (congressional theses, letters, reports, booklets and newspapers). In this study, the focus is on some guiding questions: How has this union addressed gender oppression and class exploitation in its documents? There is a concern of this union to meet specific demands for working women in their proposals And actions? For this, we theoretically appropriated feminist authors, who approach the classist perspective, especially Heleieth Saffioti, Cecíia Toledo, Mirla Cisne, Zuleika Alambert. The work is organized in three chapters. In the first, we discuss the oppression of women from a historical perspective. This study is based on anthropological research and we relate this discussion to the feminization of the teaching profession. In the second, we draw a historical account of the situation of women in capitalist society and the various waves of the feminist movement. In the third chapter we discuss the specific questions about Sind-UTE / MG, bringing the analysis of the theses presented in the Congresses of the union, the first one held in 1991 and the last in 2015, and interview with two trade union activists. Finally, we weave the considerations.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo compreender como o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) tem abordado a temática específica para as mulheres em suas propostas e ações apresentadas à categoria. A metodologia utilizada, nesta pesquisa de mestrado, é a análise documental dos materiais produzidos pelo Sind-UTE/MG (teses congressuais, cartas, relatórios, cartilhas e jornais). Neste estudo, o olhar está voltado para algumas questões norteadoras: De que maneira este sindicato tem abordado, em seus documentos, a opressão de gênero e a exploração de classe? Há uma preocupação deste sindicato em atender demandas específicas para as mulheres trabalhadoras em suas propostas e ações? Para isso, nos apropriamos teoricamente de autoras feministas, que abordam a perspectiva classista, principalmente Heleieth Saffioti, Cecíclia Toledo, Mirla Cisne, Zuleika Alambert. O trabalho está organizado em três capítulos. No primeiro, debatemos a opressão à mulher numa perspectiva histórica. Este estudo é embasado nas pesquisas antropológicas e relacionamos essa discussão à feminização do magistério. No segundo, traçamos um apanhado histórico sobre a situação da mulher na sociedade capitalista e as diversas ondas do movimento feminista. No terceiro capítulo discutimos as questões específicas acerca do Sind-UTE/MG, trazendo a análise das teses apresentadas nos Congressos do sindicato, sendo o primeiro realizado em 1991 e o ultimo em 2015, e entrevista com duas militantes do movimento sindical. Por fim, tecemos as considerações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSindicalismo docentept_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectClassismopt_BR
dc.subjectTeaching syndicalismpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectClassicismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFeminismo e classismo: memórias, relações e disputas no Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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