https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5950
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariaedaamadeubarino.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Investigando as ações e critérios docentes para avaliar em matemática |
Autor(es): | Barino, Maria Êda Amadeu |
Primeiro Orientador: | Kistemann Jr., Marco Aurélio |
Membro da banca: | Rosa, Milton Rosa |
Membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Resumo: | Este estudo investiga o processo avaliativo sob a ótica do educador, desde o processo de confecção do instrumento até a interpretação da nota atribuída à aprendizagem do estudante. Ainda, buscamos compreender os objetivos e pressupostos que os educadores assumem para tal. Tomamos como ponto de partida os documentos oficiais e os estudos desenvolvidos sobre o tema. O projeto foi elaborado considerando a avaliação em todos os anos do segundo segmento do Ensino Fundamental, no qual os sujeitos de pesquisa foram quatro professores de matemática de uma escola particular. Deste modo, caracterizou-se por ser um estudo de caso desenvolvendo-se como uma pesquisa qualitativa. Utilizamos como referenciais teóricos Philippe Perrenoud, Cipriano Luckesi, Dario Fiorentini, Maurice Tardif e Paulo Freire. Como metodologia de pesquisa, embasamos o estudo nos trabalhos de Ponte e de Yin, que validam as análises desenvolvidas a partir dos dados colhidos na pesquisa de campo. De posse dos resultados alcançados, verificou-se a importância de se promover discussões acerca do tema Avaliação com graduandos e licenciandos formados, evidenciamos a carência que os cursos de licenciatura possuem nas disciplinas que competem a formação de um avaliador. Após análise dos dados constatou-se que a temática da avaliação da aprendizagem é pouco importante como elemento curricular constituinte da preparação docente nos cursos de licenciatura pesquisados. Como prática do ensino a avaliação segue conservadora, centrada no professor e preocupada com o seu caráter formal: provas, notas e certificação. Usamos entrevistas, recursos visuais com charges e observações não participantes. O Produto Educacional decorrente da dissertação foi um curtametragem dirigido aos educadores, contendo relatos de experiência de professores que atuam no segmento e referências sobre Formação Continuada e Avaliação da Aprendizagem. |
Abstract: | This study investigates the evaluation process through the educator's perspective, from the instrument confection process until the assigned grade. Moreover, we seek to understand the goals and assumptions used in such process. First, we analyze official documents and studies conducted on the subject. The project design considered the evaluation process of the second segment of elementary school, in which the research subjects were four mathematics teachers from a private school. Therefore, this study is characterized as the case study with a qualitative perspective. Our main theoretical framework is the authors Philippe Perrenoud, Cipriano Luckesi, Dario Fiorentini, Maurice Tardif and Paulo Freire. The methodology is based on the Ponte and Yin‟s approach. Such method supports the output generated by the data collected. With further data analysis, it was possible to conclude that there is a lack of courses that talk about student‟s evaluation in the bachelor programmers. Additionally, It was verified that the theme teacher evaluation practice is under evaluated among bachelor programs analyzed. The teaching practice is still conservative, with focus on the teacher and yours formal assignments. One important output from this dissertation is a short film for the educators, which the content is the active professor‟s report on their evaluation process. Particularly, their reports covers the continued training and evaluation of the learning. |
Palavras-chave: | Critérios para avaliar Avaliação em matemática Formação de professores Criteria to evaluate Mathematics evaluation Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5950 |
Data do documento: | 29-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.