Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5950
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaedaamadeubarino.pdf1.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Jr., Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Milton Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702945P8pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739544D6pt_BR
dc.creatorBarino, Maria Êda Amadeu-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474393D1pt_BR
dc.date.accessioned2017-11-09T14:35:31Z-
dc.date.available2017-11-06-
dc.date.available2017-11-09T14:35:31Z-
dc.date.issued2017-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5950-
dc.description.abstractThis study investigates the evaluation process through the educator's perspective, from the instrument confection process until the assigned grade. Moreover, we seek to understand the goals and assumptions used in such process. First, we analyze official documents and studies conducted on the subject. The project design considered the evaluation process of the second segment of elementary school, in which the research subjects were four mathematics teachers from a private school. Therefore, this study is characterized as the case study with a qualitative perspective. Our main theoretical framework is the authors Philippe Perrenoud, Cipriano Luckesi, Dario Fiorentini, Maurice Tardif and Paulo Freire. The methodology is based on the Ponte and Yin‟s approach. Such method supports the output generated by the data collected. With further data analysis, it was possible to conclude that there is a lack of courses that talk about student‟s evaluation in the bachelor programmers. Additionally, It was verified that the theme teacher evaluation practice is under evaluated among bachelor programs analyzed. The teaching practice is still conservative, with focus on the teacher and yours formal assignments. One important output from this dissertation is a short film for the educators, which the content is the active professor‟s report on their evaluation process. Particularly, their reports covers the continued training and evaluation of the learning.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga o processo avaliativo sob a ótica do educador, desde o processo de confecção do instrumento até a interpretação da nota atribuída à aprendizagem do estudante. Ainda, buscamos compreender os objetivos e pressupostos que os educadores assumem para tal. Tomamos como ponto de partida os documentos oficiais e os estudos desenvolvidos sobre o tema. O projeto foi elaborado considerando a avaliação em todos os anos do segundo segmento do Ensino Fundamental, no qual os sujeitos de pesquisa foram quatro professores de matemática de uma escola particular. Deste modo, caracterizou-se por ser um estudo de caso desenvolvendo-se como uma pesquisa qualitativa. Utilizamos como referenciais teóricos Philippe Perrenoud, Cipriano Luckesi, Dario Fiorentini, Maurice Tardif e Paulo Freire. Como metodologia de pesquisa, embasamos o estudo nos trabalhos de Ponte e de Yin, que validam as análises desenvolvidas a partir dos dados colhidos na pesquisa de campo. De posse dos resultados alcançados, verificou-se a importância de se promover discussões acerca do tema Avaliação com graduandos e licenciandos formados, evidenciamos a carência que os cursos de licenciatura possuem nas disciplinas que competem a formação de um avaliador. Após análise dos dados constatou-se que a temática da avaliação da aprendizagem é pouco importante como elemento curricular constituinte da preparação docente nos cursos de licenciatura pesquisados. Como prática do ensino a avaliação segue conservadora, centrada no professor e preocupada com o seu caráter formal: provas, notas e certificação. Usamos entrevistas, recursos visuais com charges e observações não participantes. O Produto Educacional decorrente da dissertação foi um curtametragem dirigido aos educadores, contendo relatos de experiência de professores que atuam no segmento e referências sobre Formação Continuada e Avaliação da Aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCritérios para avaliarpt_BR
dc.subjectAvaliação em matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCriteria to evaluatept_BR
dc.subjectMathematics evaluationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleInvestigando as ações e critérios docentes para avaliar em matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.