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Clase: Dissertação
Título : Persistência das desigualdades educacionais em escolas públicas de Barbacena-MG: uma avaliação dos efeitos da política de responsabilização sobre as desigualdades educacionais
Autor(es): Damasceno, Wendel Alves
Orientador: Santos, José Alcides Figueiredo
Miembros Examinadores: Soares, Tufi Machado
Miembros Examinadores: Dulci, João Assis
Resumo: O presente trabalho se constituiu a partir de pesquisa quantitativa sobre influência da avaliação pública do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação (Simave) sobre o desempenho e desigualdades educacionais em escolas públicas da Rede Municipal e Rede Estadual do Município de Barbacena-MG. Os microdados sobre o desempenho em Matemática e Língua Portuguesa de todas as escolas públicas da cidade no período de 2011 a 2014 foram a base das análises apresentadas. A pesquisa utilizou os dados desempenho nas 5, 9 e 12 séries. O uso dos resultados pela Rede Estadual, como parte de sua Política de Responsabilização, produz melhores desempenhos educacionais do que os apresentados pela Rede Municipal, que não utiliza destes dados para traçar suas diretrizes. Embora tenha melhorado seu desempenho, a Rede Estadual não reduziu as desigualdades de desempenho no interior de sua rede, que ainda se mostra vulnerável às influências das origens sociais e às vantagens e desvantagens produzidas pela mesma nos sistemas escolares.
Resumen : The present work was based on a quantitative research on the influence of public evaluation of the Mineiro System of Education Evaluation (Simave) on the performance and educational inequalities in public schools of the Municipal Network and State Network of the Municipality of Barbacena-MG. The microdata on performance in Mathematics and Portuguese Language of all public schools in the city from 2011 to 2014 were the basis of the analyzes presented. The research used the performance data in the 5, 9 and 12 series. The use of the results by the State Network as part of its Accountability Policy produces better educational performance than those presented by the Municipal Network, which does not use these data to draw up its guidelines. Although it has improved its performance, it has not reduced performance inequalities within its network, which is still vulnerable to the influences of social origins and the advantages and disadvantages produced by it in school systems.
Palabras clave : Simave
Accountability
Estratificação educacional
Políticas de responsabilização
Simave
Accountability
Educational stratification
Accountability policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5815
Fecha de publicación : 23-ago-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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