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dc.contributor.advisor1Santos, José Alcides Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Dulci, João Assis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorDamasceno, Wendel Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T13:43:39Z-
dc.date.available2017-09-27-
dc.date.available2017-09-27T13:43:39Z-
dc.date.issued2017-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5815-
dc.description.abstractThe present work was based on a quantitative research on the influence of public evaluation of the Mineiro System of Education Evaluation (Simave) on the performance and educational inequalities in public schools of the Municipal Network and State Network of the Municipality of Barbacena-MG. The microdata on performance in Mathematics and Portuguese Language of all public schools in the city from 2011 to 2014 were the basis of the analyzes presented. The research used the performance data in the 5, 9 and 12 series. The use of the results by the State Network as part of its Accountability Policy produces better educational performance than those presented by the Municipal Network, which does not use these data to draw up its guidelines. Although it has improved its performance, it has not reduced performance inequalities within its network, which is still vulnerable to the influences of social origins and the advantages and disadvantages produced by it in school systems.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se constituiu a partir de pesquisa quantitativa sobre influência da avaliação pública do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação (Simave) sobre o desempenho e desigualdades educacionais em escolas públicas da Rede Municipal e Rede Estadual do Município de Barbacena-MG. Os microdados sobre o desempenho em Matemática e Língua Portuguesa de todas as escolas públicas da cidade no período de 2011 a 2014 foram a base das análises apresentadas. A pesquisa utilizou os dados desempenho nas 5, 9 e 12 séries. O uso dos resultados pela Rede Estadual, como parte de sua Política de Responsabilização, produz melhores desempenhos educacionais do que os apresentados pela Rede Municipal, que não utiliza destes dados para traçar suas diretrizes. Embora tenha melhorado seu desempenho, a Rede Estadual não reduziu as desigualdades de desempenho no interior de sua rede, que ainda se mostra vulnerável às influências das origens sociais e às vantagens e desvantagens produzidas pela mesma nos sistemas escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimavept_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.subjectEstratificação educacionalpt_BR
dc.subjectPolíticas de responsabilizaçãopt_BR
dc.subjectSimavept_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.subjectEducational stratificationpt_BR
dc.subjectAccountability policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePersistência das desigualdades educacionais em escolas públicas de Barbacena-MG: uma avaliação dos efeitos da política de responsabilização sobre as desigualdades educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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