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Tipo: Dissertação
Título: Plano municipal de educação do município de Itamarati/AM: uma análise da meta 7 e o seu alinhamento com PEE/AM
Autor(es): Cavalcante, João Libanio
Primeiro Orientador: Zanetti, Alexsandra
Membro da banca: Rodrigues, Michelle Gonçalves
Membro da banca: Franco, Denise Vieira
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado tem como foco a Meta 7 do Plano Municipal de Educação do município de Itamarati e seu alinhamento com o Plano Estadual de Educação do Amazonas. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar as ações de planejamento para o desencadeamento das estratégias e analisar o alinhamento da Meta 7 entre os planos municipal de Itamarati e o Plano Estadual de Educação do Amazonas, em busca de melhoria na qualidade da educação, no primeiro segmento do ensino fundamental, além de propor ações que levem à melhoria do Ideb. O interesse por desenvolvê-lo se deve ao fato de o município, nos últimos anos, apresentar uma regressão na média do Ideb no 5º ano do ensino fundamental. Assumimos como hipótese que o Plano Municipal de Educação tenha sido elaborado de forma participativa e democrática. Como metodologia, utilizamos a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação, entre eles gestor, professores, técnicos da equipe de coordenação e um delegado que participou da conferência para aprovação do plano. Os problemas detectados na pesquisa foram, principalmente, a falta de formação para os profissionais da educação, dificuldades para análise e leitura dos indicadores educacionais, e ausência do instrumento de gestão democrática e participativa. Com isso, propomos um plano de ação que vise contribuir para com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no município, visando às melhorias na qualidade da educação.
Abstract: This dissertation was developed on the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) from the Center for Public Policies and Evaluation of Education from the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied here focuses on the Mark 7 presented on the Municipal Education Plan from Itamarati city (in Brazil), and its alignment with the State Education Plan from Amazonas. The aim of this work is therefore to analyze the Mark 7 and its alignment with the State Education Plan, in order to improve the education quality in the elementary education first segment, and to propose actions which lead to the Ideb improvement. The interest in developing it is due to the fact that in the last years the city presented a regression in Ideb average on the 5th year of elementary school. We hypothesize that the Municipal Education Plan was elaborated in a participatory and democratic way. As a methodology, we used the documentary research and semi-structured interviews with education professionals, including managers, teachers, coordination team technicians and a delegate who participated in the conference to approve the plan. The problems detected in the research were mainly the lack of training for professionals in education, difficulties in analyzing and reading educational indicators, and lack of a democratic and participatory management tool. So, we propose an action plan that aims to contribute to the elevation of Ideb from the city, aiming at improvements on the education quality.
Palavras-chave: Planos de educação
Qualidade da educação
Alinhamento
Education plans
Education quality
Alignment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5787
Data do documento: 24-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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