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dc.contributor.advisor1Zanetti, Alexsandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211920T7pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Michelle Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559977E4pt_BR
dc.contributor.referee2Franco, Denise Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4189541J8pt_BR
dc.creatorCavalcante, João Libanio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8716828Y0pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-22T15:05:15Z-
dc.date.available2017-09-19-
dc.date.available2017-09-22T15:05:15Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5787-
dc.description.abstractThis dissertation was developed on the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) from the Center for Public Policies and Evaluation of Education from the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied here focuses on the Mark 7 presented on the Municipal Education Plan from Itamarati city (in Brazil), and its alignment with the State Education Plan from Amazonas. The aim of this work is therefore to analyze the Mark 7 and its alignment with the State Education Plan, in order to improve the education quality in the elementary education first segment, and to propose actions which lead to the Ideb improvement. The interest in developing it is due to the fact that in the last years the city presented a regression in Ideb average on the 5th year of elementary school. We hypothesize that the Municipal Education Plan was elaborated in a participatory and democratic way. As a methodology, we used the documentary research and semi-structured interviews with education professionals, including managers, teachers, coordination team technicians and a delegate who participated in the conference to approve the plan. The problems detected in the research were mainly the lack of training for professionals in education, difficulties in analyzing and reading educational indicators, and lack of a democratic and participatory management tool. So, we propose an action plan that aims to contribute to the elevation of Ideb from the city, aiming at improvements on the education quality.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado tem como foco a Meta 7 do Plano Municipal de Educação do município de Itamarati e seu alinhamento com o Plano Estadual de Educação do Amazonas. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar as ações de planejamento para o desencadeamento das estratégias e analisar o alinhamento da Meta 7 entre os planos municipal de Itamarati e o Plano Estadual de Educação do Amazonas, em busca de melhoria na qualidade da educação, no primeiro segmento do ensino fundamental, além de propor ações que levem à melhoria do Ideb. O interesse por desenvolvê-lo se deve ao fato de o município, nos últimos anos, apresentar uma regressão na média do Ideb no 5º ano do ensino fundamental. Assumimos como hipótese que o Plano Municipal de Educação tenha sido elaborado de forma participativa e democrática. Como metodologia, utilizamos a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação, entre eles gestor, professores, técnicos da equipe de coordenação e um delegado que participou da conferência para aprovação do plano. Os problemas detectados na pesquisa foram, principalmente, a falta de formação para os profissionais da educação, dificuldades para análise e leitura dos indicadores educacionais, e ausência do instrumento de gestão democrática e participativa. Com isso, propomos um plano de ação que vise contribuir para com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no município, visando às melhorias na qualidade da educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanos de educaçãopt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectAlinhamentopt_BR
dc.subjectEducation planspt_BR
dc.subjectEducation qualitypt_BR
dc.subjectAlignmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePlano municipal de educação do município de Itamarati/AM: uma análise da meta 7 e o seu alinhamento com PEE/AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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