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Tipo: Dissertação
Título: Da argumentação no Facebook ao debate regrado: usando novas ferramentas na prática de textos argumentativos
Autor(es): Ricardo, Wuilton de Paiva
Primeiro Orientador: Weiss, Denise Barros
Membro da banca: Karwoski, Acir Mário
Membro da banca: Ribeiro, Patricia Nora de Souza
Resumo: Neste trabalho, propõe-se uma análise das estratégias argumentativas utilizadas por alunos na rede social Facebook e em um debate regrado, em aulas de Português, na educação básica, observando-se os resultados obtidos na prática de textos argumentativos. A pesquisa deu-se com uma turma de 8º ano de uma escola pública municipal. O trabalho foi dividido em duas etapas distintas: primeiramente, os alunos foram levados a argumentar em uma discussão mediada pelo professor usando a rede social e, em seguida, em um debate regrado público. Os temas debatidos surgiram devido às necessidades reais dos alunos. Foram analisados, a partir dos tipos de argumentos propostos por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2000), tanto o conjunto de argumentos apresentados pelos alunos no Facebook, quanto os argumentos usados durante o debate regrado. Os resultados obtidos mostraram-se relevantes no campo das teorias da argumentação, pela força argumentativa na desfesa da tese; na área da variação linguística, pela utilização da linguagem adequada ao gênero; na motivação pelo trabalho e nos efeitos sociais na vida dos discentes. Desta forma, aproximando-se teoria e prática, na rede e fora dela, propõe-se o uso de novas tecnologias na educação para desenvolver a oralidade e fomentar nos alunos a habilidade de argumentação, procurando formar cidadãos mais críticos e éticos. Transpõe-se, assim, as paredes da escola para interferir positivamente na vida social desses alunos
Abstract: We propose an analysis of the argumentative strategies used by students in the social network Facebook and a regimented debate in Portuguese classes in basic education, observing the results obtained in the practice of argumentative texts. This research occurred in a public school’s eigth grade group. The work was divided into two stages: first, the students were led to argue in teacher-mediated discussion using the social network, and then, in a regimented public debate. The topics discussed have arisen due to the real needs of students. Both sets of arguments presented by the students were analyzed – those used on Facebook and those in the regimented debate – under the perspective of the types of arguments proposed by Perelman and Olbrechts-Tyteca (2000). The results are relevant in theories of argumentation, for the argumentative force in the thesis defence; in the area of linguistic variation, for the use of appropriate language to the text genre; for motivation to work and the social effects in the students’ lives. Thus, approaching theory and practice, on the network and beyond, we proposed the use of new technologies in education to develop orality and foster students' argumentation skills, seeking to form more critical and ethical citizens. Therefore, this study goes beyond school walls in order to positively affect students’ social lives
Palavras-chave: Redes sociais
Educação
Argumentação
Oralidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5773
Data do documento: 21-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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