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dc.contributor.advisor1Sampaio, Thais Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775854D4pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Angela Marina Bravin dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711345T9pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Luciana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750271P4pt_BR
dc.creatorAlves, Renata Cristina das Dores-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4331525D0pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-13T13:43:45Z-
dc.date.available2017-02-10-
dc.date.available2017-09-13T13:43:45Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5772-
dc.description.abstractThis work discusses the Communication and Information Digital Technology (CIDT) insertion in the Portuguese classes as a facilitator environment for the linguistic analysis work regarding the verbal concordance phenomenon. The debate is associated with the elaboration and accomplishment of an activities sequence for an elementary school class. In this context, the National Curriculum Parameters (1998) guide the adopted conception for the mother language. The established discussion and the sequence organization consider the presuppositions about the reflective teaching of language (NEVES, 2013; TRAVAGLIA, 2009; FARACO, 2008), in order to fulfill an approach according to the reflective grammar perspective (ANTUNES, 2014), besides being headed to the effectuation of linguistic analysis practices (MENDONÇA, 2006; BARBOSA, 2008). The proposal emphasizes the language phenomenon in use, concerning verbal concordance, based on some descriptive surveys about the Portuguese spoken in Brazil (VIEIRA, 1997; SCHERRE, NARO; 1998). In addition to the presuppositions related to the language treatment, the proposal comprise the knowledge as the result of a cooperative creation process, relying on the cooperative learning methodology (SOEIRA, SCHENEIDER, 2012). The project also focus on the cooperative writing process as a proposal to the textual production. (PINHEIRO, 2011). Furthermore, the study debates the technology insertion consequences in learningteaching situations, especially in the linguistic studies area (LÉVY, 1999; LIMA, 2009). The results obtained, through the intervenient project execution, show that the information and communication technology use contribute satisfactorily as pedagogical instrument for the language study. The CIDT, in this project, specifically, empowered the interaction among the teacher and the students, as well as, the active learners‟ participation in the cooperative creation process of their knowledge about verbal concordance.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas aulas de Língua Portuguesa, como ambiente facilitador para o trabalho de análise linguística em torno do fenômeno da concordância verbal. A discussão vinculase à elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para uma turma de nono ano do ensino fundamental. Nesse contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) orientam as concepções adotadas para o ensino de língua materna. A discussão realizada e a organização da sequência consideram os pressupostos sobre ensino reflexivo da língua (NEVES, 2013; TRAVAGLIA, 2009; FARACO, 2008), com vistas à efetivação de uma abordagem sob a perspectiva da gramática reflexiva (ANTUNES, 2014), além de se orientarem para a promoção de práticas de análise linguística (MENDONÇA, 2006; BARBOSA, 2008). A proposta coloca em relevo os fenômenos da língua em uso, no que diz respeito à concordância verbal, recorrendo a pesquisas de cunho descritivo sobre o Português falado no Brasil (VIEIRA, 1997; SCHERRE, NARO; 1998). Além dos pressupostos relacionados ao tratamento da língua, a proposta desenvolvida compreende o conhecimento como o resultado de um processo de construção coletiva, apoiando-se na metodologia da aprendizagem colaborativa (SOEIRA, SCHENEIDER, 2012). O trabalho privilegia, também, o processo de escrita colaborativa como proposta para as produções textuais (PINHEIRO, 2011). O estudo ainda discute as consequências da inserção da tecnologia em situações de ensino-aprendizagem, especificamente no campo dos estudos linguísticos (LÉVY, 1999; LIMA, 2009). Os resultados obtidos, através da aplicação do projeto interventivo, mostram que o uso das tecnologias de informação e comunicação contribui satisfatoriamente como instrumento pedagógico para o estudo da língua. As TDIC, neste projeto especificamente, potencializaram a interação entre a professora e os alunos e, também, a participação ativa dos discentes no processo de construção coletiva de seus conhecimentos sobre concordância verbal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectConcordância verbalpt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleRefletindo sobre a concordância verbal: uma proposta de intervenção com o auxílio do Wikispacespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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