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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Quebrando para aprender: ferramenta para se conhecer o continente africano, a partir de um quebra-cabeça
Autor(es): Lima, Marilda Aparecida Simeão
Primeiro Orientador: Ribeiro, Elaine
Membro da banca: Lamas, Fernando Gaudereto
Resumo: Há muito a história e a cultura afro-brasileira têm sido ocultadas em favorecimento de histórias eurocêntricas. Apesar da contribuição que esse povo deu para a formação da identidade brasileira, os africanos são vistos, muitas vezes, apenas como aqueles que foram escravizados em território brasileiro. Assim sendo, se faz necessária uma discussão ampla sobre a história do continente africano por muitos desconhecida. Com base nas diretrizes da Lei nº 10.639/03, que vai além do ensino de África e africanidade, buscou-se com este trabalho dar visibilidade a este território que é tão importante e, ao mesmo tempo, tão pouco discutido. O quebra - cabeça aqui apresentado como material didático se mostra como um instrumento que deve ser utilizado para apoiar e auxiliar professores e alunos que se disponham a estudar o berço da humanidade, como o continente pode ser chamado. Desmistificar a ideia de África como unidade, trabalhar a ludicidade, a partir do momento em que se aplica os conteúdos necessários se validando de um jogo, e colocar em discussão o continente africano são os principais objetivos aqui explorados.
Abstract: -
Palavras-chave: Continente africano
Escravizados
Quebra-cabeça
Mapa da África
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5737
Data do documento: 1-Abr-2017
Aparece nas coleções:Especialização em História da África



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