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Tipo: Tese
Título: Infância, educação e contradições na prosa de Cecília Meireles
Autor(es): Generoso, Danielle Morais
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Luiza Scher
Co-orientador: Quintana, Suely da Fonseca
Membro da banca: Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Membro da banca: Mathias, Érika Kelmer
Membro da banca: Pereira, Édimo de Almeida
Resumo: Neste trabalho analisamos a trajetória intelectual de Cecília Meireles enquanto problematizadora de questões referentes à Educação e à Literatura Infantil em suas obras em prosa. Para tanto, realizamos uma apresentação e figuração da criança tanto na perspectiva da Escola Nova, através da obra Criança meu amor e de crônicas da autora, quanto nas representações de suas memórias a partir do livro Olhinhos de Gato. Observamos ainda o olhar político que marca o itinerário percorrido pela escritora desde os textos dos anos 20, sobre infância e educação, até a recriação crítica da história do Brasil em Romanceiro da Inconfidência (1953) que propõe, e de certa forma “ensina”, um novo modo de ler os textos hegemônicos. Nesse percurso, foi possível observar que Cecília elege, segundo suas perspectivas críticas em cada momento dessas três décadas de trabalho intelectual, diferentes figuras heroicas, de Rui Barbosa (herói predestinado e consagrado) a Tiradentes (herói desacreditado e martirizado). O corpus de análise é constituído pelos livros em prosa Criança meu amor (1924), Olhinhos de Gato (1940), Rui – pequena história de uma grande vida (1948) e Romanceiro da Inconfidência (1953), além de algumas crônicas do livro O que se diz e o que se entende (1980).
Abstract: In this work, we analyze the intellectual trajectory of Cecília Meireles as problematizing issues related to Education and Child Literature in her prose works. For that, a presentation and figuration of the child we performed both from the perspective of the Escola Nova, through the work Criança meu amor and the author's chronicles, as well also as in the representations of his memories from the book Olhinhos de Gato. We observe the political gaze that marks the itinerary traveled by the writer from the texts of the 1920s, on childhood and education, to the critical re-creation of the history of Brazil in Romanceiro da Inconfidência (1953) which proposes, and of a certain form "teaches", a new way of reading the hegemonic texts. In this way, it was possible observe that Cecilia Meireles chooses, according to her critical perspectives in each of these three decades of intellectual work, different heroic figures, from Rui Barbosa (predestined and consecrated hero) to Tiradentes (discredited and martyred hero). We have some literary works in prose that we use to analyze it was Criança meu amor (1924), Olhinhos de Gato (1940), Rui – pequena história de uma grande vida (1948) and Romanceiro da Inconfidência (1953), as well as some chronicles in this literary works O que se diz e o que se entende (1980).
Palavras-chave: Cecília Meireles
Educação
Literatura infantil
Escola Nova
Cecilia Meireles
Education
Childen Literature
Escola Nova
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5612
Data do documento: 3-Jul-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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