https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5612
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
daniellemoraisgeneroso.pdf | 4.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Infância, educação e contradições na prosa de Cecília Meireles |
Autor(es): | Generoso, Danielle Morais |
Orientador: | Pereira, Maria Luiza Scher |
Co-orientador: | Quintana, Suely da Fonseca |
Miembros Examinadores: | Mendes, Marco Aurélio de Sousa |
Miembros Examinadores: | Mathias, Érika Kelmer |
Miembros Examinadores: | Pereira, Édimo de Almeida |
Resumo: | Neste trabalho analisamos a trajetória intelectual de Cecília Meireles enquanto problematizadora de questões referentes à Educação e à Literatura Infantil em suas obras em prosa. Para tanto, realizamos uma apresentação e figuração da criança tanto na perspectiva da Escola Nova, através da obra Criança meu amor e de crônicas da autora, quanto nas representações de suas memórias a partir do livro Olhinhos de Gato. Observamos ainda o olhar político que marca o itinerário percorrido pela escritora desde os textos dos anos 20, sobre infância e educação, até a recriação crítica da história do Brasil em Romanceiro da Inconfidência (1953) que propõe, e de certa forma “ensina”, um novo modo de ler os textos hegemônicos. Nesse percurso, foi possível observar que Cecília elege, segundo suas perspectivas críticas em cada momento dessas três décadas de trabalho intelectual, diferentes figuras heroicas, de Rui Barbosa (herói predestinado e consagrado) a Tiradentes (herói desacreditado e martirizado). O corpus de análise é constituído pelos livros em prosa Criança meu amor (1924), Olhinhos de Gato (1940), Rui – pequena história de uma grande vida (1948) e Romanceiro da Inconfidência (1953), além de algumas crônicas do livro O que se diz e o que se entende (1980). |
Resumen : | In this work, we analyze the intellectual trajectory of Cecília Meireles as problematizing issues related to Education and Child Literature in her prose works. For that, a presentation and figuration of the child we performed both from the perspective of the Escola Nova, through the work Criança meu amor and the author's chronicles, as well also as in the representations of his memories from the book Olhinhos de Gato. We observe the political gaze that marks the itinerary traveled by the writer from the texts of the 1920s, on childhood and education, to the critical re-creation of the history of Brazil in Romanceiro da Inconfidência (1953) which proposes, and of a certain form "teaches", a new way of reading the hegemonic texts. In this way, it was possible observe that Cecilia Meireles chooses, according to her critical perspectives in each of these three decades of intellectual work, different heroic figures, from Rui Barbosa (predestined and consecrated hero) to Tiradentes (discredited and martyred hero). We have some literary works in prose that we use to analyze it was Criança meu amor (1924), Olhinhos de Gato (1940), Rui – pequena história de uma grande vida (1948) and Romanceiro da Inconfidência (1953), as well as some chronicles in this literary works O que se diz e o que se entende (1980). |
Palabras clave : | Cecília Meireles Educação Literatura infantil Escola Nova Cecilia Meireles Education Childen Literature Escola Nova |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5612 |
Fecha de publicación : | 3-jul-2017 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.