https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5602
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fabriciodasilvateixeiracarvalho.pdf | 77.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Educaçãoarteprofessorartista |
Autor(es): | Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira |
Primeiro Orientador: | Clareto, Sônia Maria |
Membro da banca: | Ferrari, Anderson |
Membro da banca: | Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento |
Membro da banca: | Basbaum, Ricardo Roclaw |
Membro da banca: | Costa, Cristiano Bedin da |
Resumo: | Esta tese aborda a arte como processo formativo em educação enquanto a educação se constitui como processo de produção em arte. Seus elementos, formas e temas derivam de apropriações de textos, propondo intervenções em sua estrutura, provocando deslocamentos, alterando as sintaxes e produzindo outros sentidos. Nesta produção as figuras do artista e do professor se problematizam e se misturam fundindo-se em possiblidades de experimentar lugares intermediários. A pesquisa se apresenta de forma precária, seus objetos, imagens e falas são fragmentos, restos que compõem uma aparente indefinição. Diferentes processos produzem diferentes restos que indicam relações provisórias dos discursos que instituem arte, educação, professor, artista., nas conexões destes intervalos. Não há um fim especifico, com uma força canalizada para produzir um único objeto. O trabalho propõe persistência na multiplicação de restos e intervalos corno pesquisa e leitura, apontando para a necessidade de continuar exercitando a complexidade da produções de sentido, mantendo sua precariedade característica em movimento. |
Abstract: | This thesis deals with art as formative education as education is constituted as production process into art. Its elements, forms and themes derived from appropriations of texts, proposing interventions in its structure, causing displacement by changing the syntax and producing other senses. In this production the artist and teacher figures problematize and mingle melting into possibilities to experience intermediate places. The research appears precariously, its objects, images and words are fragments, remnants that make up an apparent blurring. Different methods produce different remains that indicate provisional relations speeches establishing art, education, teacher, artist., The connections of these intervals. There is no specific order, with a piped force to produce a single object. The paper proposes persistence in the multiplication of debris and intervals as research and reading, pointing to the need to continue exercising the complexity of meaning productions, maintaining its characteristic precariousness moving. |
Palavras-chave: | Intervalos Formação Escrita Produção Intervals Training Writing Production |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5602 |
Data do documento: | 10-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação (Teses) PROQUALI - Teses |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.