Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5594
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hernitacarmemmagalhaessousa.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Análise das ações de formação de gestores escolares no âmbito da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza - SEFOR 01
Author: Sousa, Hernita Carmem Magalhães
First Advisor: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Referee Member: Castro, Maria Cristina Drumond e
Referee Member: Alvim, Maria Isabel
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu as ações de formação de gestores desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará no âmbito da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR 01). O objetivo definido para este estudo é analisar as contribuições do curso de formação para o exercício da função dos gestores escolares no âmbito da SEFOR 01. Assumiu-se como suposição inicial da pesquisa, partindo-se das experiências profissionais vivenciadas na SEFOR 01, que é necessário aperfeiçoar as etapas de planejamento, implementação e avaliação do referido programa. De orientação qualitativa, a investigação contou, como instrumentos de coleta de dados no campo, com pesquisa documental, com a realização de entrevista semiestruturada e aplicação de questionários. Conclui-se que as atividades de formação não são planejadas a partir de um levantamento das necessidades e propõe-se uma formação pautada no desenvolvimento de competências, a partir do mapeamento das principais dificuldades apresentadas pelos gestores.
Abstract: This work was developed in the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case management study discussed the training activities of managers developed by the Secretariat of the State of Ceará Education under the Superintendence of the State Schools of Fortaleza (SEFOR 01). The goal set for this study is to analyze the training course contributions to the exercising of the school management function within the SEFOR 01. It was assumed as initial guess of the survey, starting of professional experiences in the SEFOR 01, which is necessary to improve the stages of planning, implementation and evaluation of the program. Qualitative guidance, research counted as data collection instruments in the field, with desk research, with the completion of semi-structured interviews and questionnaires. We conclude that the training activities are not planned from a survey of needs and propose a training guided the development of skills, from the mapping of the main difficulties presented by managers.
Keywords: Formação de gestores
Política pública
Planejamento
Implementação e avaliação do programa
Managers training
Public policy
Planning
Implementation and evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5594
Issue Date: 7-Dec-2016
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.