Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5594
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hernitacarmemmagalhaessousa.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700503J6pt_BR
dc.contributor.referee2Alvim, Maria Isabel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSousa, Hernita Carmem Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-16T11:23:15Z-
dc.date.available2017-08-16-
dc.date.available2017-08-16T11:23:15Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5594-
dc.description.abstractThis work was developed in the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case management study discussed the training activities of managers developed by the Secretariat of the State of Ceará Education under the Superintendence of the State Schools of Fortaleza (SEFOR 01). The goal set for this study is to analyze the training course contributions to the exercising of the school management function within the SEFOR 01. It was assumed as initial guess of the survey, starting of professional experiences in the SEFOR 01, which is necessary to improve the stages of planning, implementation and evaluation of the program. Qualitative guidance, research counted as data collection instruments in the field, with desk research, with the completion of semi-structured interviews and questionnaires. We conclude that the training activities are not planned from a survey of needs and propose a training guided the development of skills, from the mapping of the main difficulties presented by managers.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu as ações de formação de gestores desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará no âmbito da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR 01). O objetivo definido para este estudo é analisar as contribuições do curso de formação para o exercício da função dos gestores escolares no âmbito da SEFOR 01. Assumiu-se como suposição inicial da pesquisa, partindo-se das experiências profissionais vivenciadas na SEFOR 01, que é necessário aperfeiçoar as etapas de planejamento, implementação e avaliação do referido programa. De orientação qualitativa, a investigação contou, como instrumentos de coleta de dados no campo, com pesquisa documental, com a realização de entrevista semiestruturada e aplicação de questionários. Conclui-se que as atividades de formação não são planejadas a partir de um levantamento das necessidades e propõe-se uma formação pautada no desenvolvimento de competências, a partir do mapeamento das principais dificuldades apresentadas pelos gestores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de gestorespt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectImplementação e avaliação do programapt_BR
dc.subjectManagers trainingpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectImplementation and evaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise das ações de formação de gestores escolares no âmbito da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza - SEFOR 01pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.