Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5589
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizvicentefonsecaribeiro.pdf3.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Pobreza e riqueza no Brasil: análise de classes do período 2002-2014
Author: Ribeiro, Luiz Vicente Fonseca
First Advisor: Santos, José Alcides Figueiredo
Referee Member: Medeiros, Marcelo
Referee Member: Carvalhaes, Flavio Alex de Oliveira
Referee Member: Tavares Júnior, Fernando
Referee Member: Neubert, Luiz Flávio
Resumo: Nossa tese é de que a distribuição desigual de ativos produtivos importantes afeta as possibilidades de vida de milhões de pessoas. Os problemas relacionados à conceituação e à mensuração de pobreza e riqueza continuam a desafiar os especialistas, mas algumas contribuições foram feitas nos últimos anos a fim de caracterizar os fenômenos e de explicar os diferenciais encontrados nas chances de ser rico ou nos riscos de ser pobre. Aproveitando essa tendência, nosso trabalho analisa o problema da pobreza e as questões relativas à riqueza no Brasil, sob uma perspectiva sociológica, avaliando os resultados por meio de clivagens sociais relevantes, em especial a de classes sociais. Utilizamos os dados das PNADs de 2002 a 2014 para comparar a evolução dos indicadores de pobreza e riqueza no país. A partir de modelos logísticos foi possível considerar o nível e a tendência das probabilidades de pobreza e de riqueza em razão das diversas categorias dos grupos sociais. A definição de pobreza é feita a partir de diferentes conceitos e operacionalizada em diferentes espaços. Para definição dos ricos, utilizamos o ordenamento da renda mensal de todas as fontes, com linhas traçadas para os 10%, 5% e 1%. Nossos resultados mostram a melhora da situação da população em relação às condições de sobrevivência e atendimento das necessidades básicas, ao mesmo tempo que permanecem muito vivas as distinções de classe e outras clivagens para noções mais relativistas de pobreza e também para as chances de riqueza.
Abstract: Our thesis is that the unequal distribution of important assets affects the possibilities of life of millions of people. The problems related to the conceptualization and measurement of poverty and wealth continue to challenge the specialists, but some contributions have been made in recent years in order to characterize the phenomena and to explain the differentials found in the chances of being rich or the risks of being poor. Taking advantage of this trend, our work looks at the problem of poverty and the issues of wealth in Brazil, under a sociological perspective, assessing the results through relevant social divides, especially of social classes. We use data from the PNAD 2002-2014 to compare the evolution of the indicators of poverty and wealth in the country. Through logistic models was possible considering the level and trend of the probabilities of poverty and wealth as a result of the various categories of social groups. The definition of poverty is take from different concepts and operationalized in different spaces. For definition of the rich, we use the monthly income from all sources, with lines drawn for the 10%, 5% and 1% richer. Our results show the improvement of the situation of the population in relation to survival conditions and meeting the basic needs, while at the same time remain very vivid the distinctions of class and other divisions for more relativistic notions of poverty and also to the chances of wealth.
Keywords: Pobreza
Riqueza
Análise de classes
Poverty
Richness
Class analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5589
Issue Date: 21-Oct-2016
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.