https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5587
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alcilearibeiropessoa.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo sobre caminhos e práticas da progressão parcial em duas escolas da Regional Metropolitana II-São Gonçalo Rio de Janeiro |
Autor(es): | Pessôa, Alciléa Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Polon, Thelma Lúcia Pinto |
Membro da banca: | Bocchetti, André |
Membro da banca: | Bernardo, Elisangela da Silva |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), discute a implementação da política de Progressão Parcial em duas escolas da Regional Metropolitana II, São Gonçalo- RJ. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como os atores das escolas pesquisadas percebem a política de Progressão Parcial. As análises dos dados mostraram a necessidade de orientação e acompanhamento por parte dos gestores e equipe diretiva aos atores envolvidos no processo de Progressão Parcial nas duas escolas, fragilidades no acompanhamento e na orientação aos alunos em Progressão Parcial por parte dos professores, além de ineficácia dos instrumentos avaliativos aplicados aos alunos durante o processo de Progressão Parcial. Assume-se como hipótese que o processo de implementação da Progressão Parcial necessita ser melhor discutido e analisado pelos atores que o executam no interior da escola, a fim de que se proceda ao resgate da aprendizagem, respeitando-se o ritmo e o tempo dos discentes. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo e a análise documental e bibliográfica. Como instrumentos metodológicos foram feitas entrevistas com gestores e aplicados questionários a professores e alunos. As análises tiveram como embasamento teórico os autores Condé (2011), Bertagna (2003), Lück (2000), Polon (2009), entre outros, que discutem a Progressão Parcial como direito do aluno, a avaliação da aprendizagem e a gestão participativa. |
Abstract: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), discute a implementação da política de Progressão Parcial em duas escolas da Regional Metropolitana II, São Gonçalo- RJ. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como os atores das escolas pesquisadas percebem a política de Progressão Parcial. As análises dos dados mostraram a necessidade de orientação e acompanhamento por parte dos gestores e equipe diretiva aos atores envolvidos no processo de Progressão Parcial nas duas escolas, fragilidades no acompanhamento e na orientação aos alunos em Progressão Parcial por parte dos professores, além de ineficácia dos instrumentos avaliativos aplicados aos alunos durante o processo de Progressão Parcial. Assume-se como hipótese que o processo de implementação da Progressão Parcial necessita ser melhor discutido e analisado pelos atores que o executam no interior da escola, a fim de que se proceda ao resgate da aprendizagem, respeitando-se o ritmo e o tempo dos discentes. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo e a análise documental e bibliográfica. Como instrumentos metodológicos foram feitas entrevistas com gestores e aplicados questionários a professores e alunos. As análises tiveram como embasamento teórico os autores Condé (2011), Bertagna (2003), Lück (2000), Polon (2009), entre outros, que discutem a Progressão Parcial como direito do aluno, a avaliação da aprendizagem e a gestão participativa. |
Palavras-chave: | Progressão parcial Fluxo escolar Avaliação Partial progression School flow Evaluation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5587 |
Data do documento: | 11-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.