https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5587
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alcilearibeiropessoa.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Polon, Thelma Lúcia Pinto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791904P4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bocchetti, André | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757694J1 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bernardo, Elisangela da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Pessôa, Alciléa Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-15T12:52:58Z | - |
dc.date.available | 2017-08-14 | - |
dc.date.available | 2017-08-15T12:52:58Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5587 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), discute a implementação da política de Progressão Parcial em duas escolas da Regional Metropolitana II, São Gonçalo- RJ. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como os atores das escolas pesquisadas percebem a política de Progressão Parcial. As análises dos dados mostraram a necessidade de orientação e acompanhamento por parte dos gestores e equipe diretiva aos atores envolvidos no processo de Progressão Parcial nas duas escolas, fragilidades no acompanhamento e na orientação aos alunos em Progressão Parcial por parte dos professores, além de ineficácia dos instrumentos avaliativos aplicados aos alunos durante o processo de Progressão Parcial. Assume-se como hipótese que o processo de implementação da Progressão Parcial necessita ser melhor discutido e analisado pelos atores que o executam no interior da escola, a fim de que se proceda ao resgate da aprendizagem, respeitando-se o ritmo e o tempo dos discentes. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo e a análise documental e bibliográfica. Como instrumentos metodológicos foram feitas entrevistas com gestores e aplicados questionários a professores e alunos. As análises tiveram como embasamento teórico os autores Condé (2011), Bertagna (2003), Lück (2000), Polon (2009), entre outros, que discutem a Progressão Parcial como direito do aluno, a avaliação da aprendizagem e a gestão participativa. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), discute a implementação da política de Progressão Parcial em duas escolas da Regional Metropolitana II, São Gonçalo- RJ. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como os atores das escolas pesquisadas percebem a política de Progressão Parcial. As análises dos dados mostraram a necessidade de orientação e acompanhamento por parte dos gestores e equipe diretiva aos atores envolvidos no processo de Progressão Parcial nas duas escolas, fragilidades no acompanhamento e na orientação aos alunos em Progressão Parcial por parte dos professores, além de ineficácia dos instrumentos avaliativos aplicados aos alunos durante o processo de Progressão Parcial. Assume-se como hipótese que o processo de implementação da Progressão Parcial necessita ser melhor discutido e analisado pelos atores que o executam no interior da escola, a fim de que se proceda ao resgate da aprendizagem, respeitando-se o ritmo e o tempo dos discentes. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo e a análise documental e bibliográfica. Como instrumentos metodológicos foram feitas entrevistas com gestores e aplicados questionários a professores e alunos. As análises tiveram como embasamento teórico os autores Condé (2011), Bertagna (2003), Lück (2000), Polon (2009), entre outros, que discutem a Progressão Parcial como direito do aluno, a avaliação da aprendizagem e a gestão participativa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Progressão parcial | pt_BR |
dc.subject | Fluxo escolar | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Partial progression | pt_BR |
dc.subject | School flow | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre caminhos e práticas da progressão parcial em duas escolas da Regional Metropolitana II-São Gonçalo Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.