Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5521
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
brunorincodutrapereira.pdf1.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O ensino e a aprendizagem de geometria por meio de uma sequência didática para a educação de jovens e adultos
Autor(es): Pereira, Bruno Rinco Dutra
Orientador: Carneiro, Reginaldo Fernando
Co-orientador: Volpe, Geruza Cristina Meirelles
Miembros Examinadores: Bertini, Luciane de Fátima
Miembros Examinadores: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática sobre geometria para estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Para tal, fizemos um breve histórico sobre a EJA, do Brasil imperial até os dias atuais, e descrevemos, em linhas gerais, a trajetória do ensino de geometria no século XX e XXI. Assim, temos como questão de pesquisa “Como elaborar uma sequência didática em geometria para a EJA”. E como objetivos específicos elaborar uma proposta de sequência didática sobre triângulos para estudantes da EJA e contribuir com as discussões sobre o ensino de geometria na modalidade. Diante desse quadro, propomos uma sequência didática para ensinar a geometria dos triângulos, abordando suas características e propriedades. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e a coleta de dados para obtermos informações para referenciar a elaboração da sequência ocorreu a partir de um questionário realizado no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Três Rios, em uma escola estadual no 3º turno, ou seja, à noite, em uma turma da EJA do Ensino Médio. Como produto educacional apresentamos um manual que contem as atividades elaboradas na sequência didática e as orientações para os professores desenvolvê-las.
Resumen : This research aims to elaborate a didactic sequence about geometry for Adult Education students. For such, we made a brief history about Adult Education from the empire era in Brazil up to today and we described, briefly, the trajectory of geometry teaching on the XX and XXI centuries. Thus, we have as a research question “How to elaborate a didactic sequence in geometry for Adult Education?” And, as specific objectives, to elaborate a proposal for a didactic sequence about triangles for Adult Education students and to contribute to the discussions about geometry teaching on this modality. On this, we propose a didactic sequence to teach geometry of the triangles, addressing its characteristics and properties. This research is qualitative in nature, and the collection of data to obtain information, to reference the elaboration of the sequence, was done through a questionnaire that took place in the state of Rio de Janeiro, in the city of Três Rios, at a state school on the 3rd shift, that is, at night, on a High School Adult Education class. As an educational product we presented a manual that contains the activities elaborated in the didactic sequence and guidelines for teachers to develop them.
Palabras clave : Geometria
Ensino e aprendizagem
Educação de jovens e adultos
Sequência didática
Geometry
Teaching and Learning
Adult Education
Didactic Sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5521
Fecha de publicación : 12-dic-2016
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.