Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5521
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunorincodutrapereira.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Volpe, Geruza Cristina Meirelles-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Bertini, Luciane de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Cristina Araújo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorPereira, Bruno Rinco Dutra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T13:26:44Z-
dc.date.available2017-07-21-
dc.date.available2017-08-09T13:26:44Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5521-
dc.description.abstractThis research aims to elaborate a didactic sequence about geometry for Adult Education students. For such, we made a brief history about Adult Education from the empire era in Brazil up to today and we described, briefly, the trajectory of geometry teaching on the XX and XXI centuries. Thus, we have as a research question “How to elaborate a didactic sequence in geometry for Adult Education?” And, as specific objectives, to elaborate a proposal for a didactic sequence about triangles for Adult Education students and to contribute to the discussions about geometry teaching on this modality. On this, we propose a didactic sequence to teach geometry of the triangles, addressing its characteristics and properties. This research is qualitative in nature, and the collection of data to obtain information, to reference the elaboration of the sequence, was done through a questionnaire that took place in the state of Rio de Janeiro, in the city of Três Rios, at a state school on the 3rd shift, that is, at night, on a High School Adult Education class. As an educational product we presented a manual that contains the activities elaborated in the didactic sequence and guidelines for teachers to develop them.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática sobre geometria para estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Para tal, fizemos um breve histórico sobre a EJA, do Brasil imperial até os dias atuais, e descrevemos, em linhas gerais, a trajetória do ensino de geometria no século XX e XXI. Assim, temos como questão de pesquisa “Como elaborar uma sequência didática em geometria para a EJA”. E como objetivos específicos elaborar uma proposta de sequência didática sobre triângulos para estudantes da EJA e contribuir com as discussões sobre o ensino de geometria na modalidade. Diante desse quadro, propomos uma sequência didática para ensinar a geometria dos triângulos, abordando suas características e propriedades. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e a coleta de dados para obtermos informações para referenciar a elaboração da sequência ocorreu a partir de um questionário realizado no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Três Rios, em uma escola estadual no 3º turno, ou seja, à noite, em uma turma da EJA do Ensino Médio. Como produto educacional apresentamos um manual que contem as atividades elaboradas na sequência didática e as orientações para os professores desenvolvê-las.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subjectAdult Educationpt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO ensino e a aprendizagem de geometria por meio de uma sequência didática para a educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.