https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5502
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
elsianafrizzonicandian.pdf | 3.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma análise da mediação no FILE: artificação e gamificação |
Autor(es): | Candian, Elisiana Frizzoni |
Primeiro Orientador: | Nunes, Raquel Rennó |
Co-orientador: | Ramos, Maria Lúcia Bueno |
Membro da banca: | Brunet, Karla |
Membro da banca: | Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia |
Membro da banca: | Suppia, Alfredo Luis |
Resumo: | Nesta dissertação buscamos apresentar questões pertinentes à Arte e Tecnologia tomando a 14a e 15a edições do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o FILE, como objeto de estudo. Além de o FILE ser um espaço comprometido em apresentar obras de artistas dedicados a experimentações com linguagens eletrônicas e digitais, é também conhecido por democratizar o acesso à arte, por meio de suas obras interativas. Partindo dessa perspectiva, nosso objetivo com este trabalho é entender como o FILE aproxima o público da tecnologia através da interatividade da maioria das obras que compõe a exposição. Apresentamos como o FILE media às relações com o público a partir da interatividade das obras, analisando as diversas instâncias de mediação: desde a forma como o festival é organizado institucionalmente, passando por como a imprensa divulga o festival, até a mediação do educativo, responsável por agenciar relações entre o público e as obras. Consideramos importante no trabalho pontuar características da Arte Interativa, contextualizando-a dentro do digital e destacando suas especificidades. E para a análise do objeto, consideramos pertinentes dois conceitos conhecidos como Gamificação e Artificação, e a partir do seu entendimento e da oposição entre eles, analisamos três obras que estiveram expostas nas edições do festival em questão como estudos de caso, entendo-as inseridas em um contexto brasileiro de exibição. |
Abstract: | In this dissertation it is aimed to present issues which concerns art and technology, taking as object of study the 14th and 15th editions of the Electronic Language International Festival, the FILE. In addition to be a space committed to present works of artists dedicated to experimentations using digital and electronic language, the FILE is also recognized for making the art access more democratic, through their interactive works. From this perspective, our objective concerning this study is to understand how the FILE draws the audience near to the technology by means of the interactivity of most of the works that take place at the exhibition. We present how the FILE mediates the relations with the audience using the works interactivity, analyzing the several mediation instances: from the festival setting, passing through the way the press promotes the event, to the educational mediation, responsible for mediating relations between the audience and the works. It is considered important in this work to highlight characteristics of the Interactive Art, contextualizing it inside the digital and emphasizing its specificities. And to analyze the object, we considered as pertinent two concepts that are known as Gamification and Artification, and from the elucidation of these concepts and the differences between them, we analyze three works that were exhibited at the editions of the FILE as case studies, understood them within a Brazilian context of exhibition. |
Palavras-chave: | FILE Mediação Interatividade Gamificação Artificação FILE Mediation Interactivity Gamification Artification |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5502 |
Data do documento: | 16-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.