Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5464
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carlacristianenunes.pdf13.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: É muito difícil você ver uma carroça no centro da cidade: crianças de Juiz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campo
Autor(es): Nunes, Carla Cristiane
Primeiro Orientador: Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Membro da banca: Miranda, Sonia Regina
Membro da banca: Ribeiro, Miguel Ângelo Campos
Resumo: Compreendendo campo e cidade, rural e urbano como categorias e realidades peculiares, mas indissociáveis, a questão de investigação norteadora deste trabalho tem como foco a representação dessas formas e conteúdos por crianças de Juiz de Fora (MG), entre 8 e 12 anos, com experiências consideradas tipicamente urbanas. O interesse por esta questão nasce de histórias incômodas ouvidas em minha infância e ganha novos matizes a partir de uma pesquisa realizada no final da graduação em Geografia no ano de 2004. O presente trabalho é construído em coerência com os pressupostos da investigação qualitativa e tem como objetivo conhecer as representações de campo e cidade das 12 crianças participantes, através de seus desenhos e falas, ansiando perceber as concepções que lhes estão subjacentes. As descobertas da pesquisa são pensadas à luz de referências teóricas como Milton Santos, Paulo Freire, Rafael Straforini e Helena Coppetti Callai, na defesa de que a Geografia tem uma função social de auxílio na leitura do lugar-mundo. Se campo e cidade não são espaços independentes, argumento que eles precisam ser pensados no espaço escolar por conta das relações complexas guardadas entre eles.
Abstract: Understanding rural area and urban area, with singular realities and categories but not dissociable, is the focus in this research with the representation of these concepts by children, between 8 years old and 12 years old, from. Juiz de Fora - MG with considerable urban experience. The interest in this issue comes from childhood stories and gained a new direction with a study realized in the final semester of Geography in 2004. The present work is built according to qualitative investigation and aims to know the rural area and urban area representations of the 12 children participants through drawings and speeches, wishing to notice the conceptions that are subjacent. This investigation is based on Milton Santos, Paulo Freire, Rafael Straforini e Helena Coppetti Callai theories to argument that geography has a social role assistance in place/world reading. If rural area and urban area are not independent places, I argue that they need to be thought in the education field because of the complex relation between them.
Palavras-chave: Relações campo-cidade
Representações
Crianças de Juiz de Fora
Ensino de Geografia
Relation urban area-rural area
Representations
Children from Juiz de Fora
Geography teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5464
Data do documento: 30-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.