Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5464
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlacristianenunes.pdf13.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796981H4pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Sonia Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700208T6pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Miguel Ângelo Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728520J3pt_BR
dc.creatorNunes, Carla Cristiane-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273976A1pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T17:47:36Z-
dc.date.available2017-07-19-
dc.date.available2017-08-08T17:47:36Z-
dc.date.issued2009-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5464-
dc.description.abstractUnderstanding rural area and urban area, with singular realities and categories but not dissociable, is the focus in this research with the representation of these concepts by children, between 8 years old and 12 years old, from. Juiz de Fora - MG with considerable urban experience. The interest in this issue comes from childhood stories and gained a new direction with a study realized in the final semester of Geography in 2004. The present work is built according to qualitative investigation and aims to know the rural area and urban area representations of the 12 children participants through drawings and speeches, wishing to notice the conceptions that are subjacent. This investigation is based on Milton Santos, Paulo Freire, Rafael Straforini e Helena Coppetti Callai theories to argument that geography has a social role assistance in place/world reading. If rural area and urban area are not independent places, I argue that they need to be thought in the education field because of the complex relation between them.pt_BR
dc.description.resumoCompreendendo campo e cidade, rural e urbano como categorias e realidades peculiares, mas indissociáveis, a questão de investigação norteadora deste trabalho tem como foco a representação dessas formas e conteúdos por crianças de Juiz de Fora (MG), entre 8 e 12 anos, com experiências consideradas tipicamente urbanas. O interesse por esta questão nasce de histórias incômodas ouvidas em minha infância e ganha novos matizes a partir de uma pesquisa realizada no final da graduação em Geografia no ano de 2004. O presente trabalho é construído em coerência com os pressupostos da investigação qualitativa e tem como objetivo conhecer as representações de campo e cidade das 12 crianças participantes, através de seus desenhos e falas, ansiando perceber as concepções que lhes estão subjacentes. As descobertas da pesquisa são pensadas à luz de referências teóricas como Milton Santos, Paulo Freire, Rafael Straforini e Helena Coppetti Callai, na defesa de que a Geografia tem uma função social de auxílio na leitura do lugar-mundo. Se campo e cidade não são espaços independentes, argumento que eles precisam ser pensados no espaço escolar por conta das relações complexas guardadas entre eles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações campo-cidadept_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectCrianças de Juiz de Forapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectRelation urban area-rural areapt_BR
dc.subjectRepresentationspt_BR
dc.subjectChildren from Juiz de Forapt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleÉ muito difícil você ver uma carroça no centro da cidade: crianças de Juiz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.