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Tipo: Tese
Título: Ler Machado/ acessar Machado: reinvenção do clássico machadiano no ciberespaço
Autor(es): Gonçalves, Marina Leite
Primeiro Orientador: Ferreira, Rogério de Souza Sérgio
Membro da banca: Oliveira, Marcos Vinícius Ferreira de
Membro da banca: Silva, Anderson Pires da
Membro da banca: Oliva, Osmar Pereira
Membro da banca: Defilippo, Juliana Gervason
Resumo: A tese, inspirada nos pressupostos da cultura da convergência, que apaga as fronteiras entre novas e velhas mídias, arte e entretenimento, entretenimento e educação, cultura oficial e subcultura, busca investigar a emergência das práticas textuais do meio online em diálogo com o clássico machadiano. A travessia da literatura de Machado para as plataformas da Web 2.0. aponta para o desafio do leitor atual ter acesso a ela em várias encarnações midiáticas, que fogem aos modelos anteriores de adaptação. Dessa forma, nosso foco de análise recai sobre formas menos tradicionais de releituras do texto literário (twitterfiction, fanfiction, websérie, telessérie, simulação de facebook, desenhos de animação). Nossa hipótese de trabalho se pauta em que o efeito das mídias e os gêneros da cultura digital configuram novas interfaces para a adaptação do literário e para as práticas docentes da literatura no momento atual. Este trabalho une, assim, perspectivas crítico/teóricas para os estudos da adaptação, no cenário da convergência midiática, relacionadas às possibilidades que o meio digital, suas tecnologias, bem como a cultura participativa que nele se constitui, oferecem para as práticas dos múltiplos letramentos – literário e digital – no ciberespaço.
Abstract: This doctoral dissertation, inspired by the assumptions of converge culture which blurs the frontiers between new and old media, art and entertainment, entertainment and education, high and low culture, aims at investigating the emergence of online textual interventions related to the Machadian classic. The dislocation of Machado’s literature to the platforms of Web 2.0 signals for the current reader’s challenge to have access to this output under various mediatic circunstances which keep certain distance from previous models of adaptation. Therefore, the focus of our analysis lies upon less traditional rereadings of the literary text (twitterfiction, fanfiction, web series, tv series, facebook simulation, animated cartoons). Our hypothesis is based on the power of the media and the digital culture genres to configure new interfaces for the literary adaptation as well as the literature teaching practices in the present time. Thus, this work unites critical/theoretical perspectives for the studies of adaptation in the context of media convergence related to the possibilities that the digital space, its technologies and the participative culture from which it emerges, offer for the multiple literacy procedures – literary and digital – in cyberspace.
Palavras-chave: Clássico machadiano
Cultura da convergência
Ciberespaço
Letramento literário
Letramento digital
Machado classic
Culture of convergence
Cyberspace
Literary literacy
Digital literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5432
Data do documento: 26-Mai-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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