https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/541
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
valeriamendesfasolato.pdf | 21.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | As representações de infância na pintura de Maria Pardos |
Autor(es): | Fasolato, Valéria Mendes |
Orientador: | Christo, Maraliz de Castro Vieira |
Miembros Examinadores: | Coutinho, Andréa Senra |
Miembros Examinadores: | Simioni, Ana Paula Cavalcanti |
Resumo: | A dissertação discute um conjunto de quatro pinturas de Maria Pardos, produzidas entre 1913 e 1916: Jornaleiro, Sem pão, Chiquinho do Tico-Tico e Sem título, todas representações de criança/infância. Procura analisar as principais características dessas obras, examinando-as no seu contexto de produção e recepção, assim como sua iconografia, percebendo o processo de criação da artista. Enfatiza sua consonância com a pintura nacional e internacional do final do século XIX e início do século XX. Por meio de cruzamento de diversas fontes, visuais e escritas, persegue as estratégias de atuação da Maria Pardos no cenário artístico. Aponta para a construção de cenas de gênero, narrativas da intimidade do mundo privado, levadas aos salões para obtenção de prêmios e reconhecimento profissional. Insere-se em um período de lacuna historigráfica, tanto da história da arte brasileira quanto da história das mulheres. Nesse sentido, foi extremamente necessário a construção biográfica da artista, sem a pretensão de esgotá-la. |
Resumen : | The dissertation discusses a set of four paintings of Maria Pardos, produced from 1913 to 1916: Jornaleiro, Sem pão, Chiquinho do Tico-Tico and Sem título, all of them depictions of child/childhood. It analyses the main features of these works, examining them under the context of production and reception, as well as their iconography, considering the creation process of the artist. It emphasizes its consonance with national and international painting from the late nineteenth and early twentieth century. By combining several sources, both visual and written ones, it follows the strategies pursued by Maria Pardos in the art scene. It shows the construction of genre scenes, narratives of intimacy of the private world, brought to art salons aiming to awards and professional recognition. It enters a period of historiographic gap in both the history of Brazilian art and women's history. In this sense it was extremely necessary to biographical construction of the artist, without claiming to exhaust the subject. |
Palabras clave : | Maria Pardos Arte brasileira Pintura Representações de infância Museu Mariano Procópio Maria Pardos Brazilian art Painting Childhood depiction Museu Mariano Procópio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/541 |
Fecha de publicación : | 6-feb-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em História (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.