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dc.contributor.advisor1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787705Y8pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Andréa Senra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737809A2pt_BR
dc.contributor.referee2Simioni, Ana Paula Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728916J7pt_BR
dc.creatorFasolato, Valéria Mendes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455047E3pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-28T10:49:07Z-
dc.date.available2016-01-27-
dc.date.available2016-01-28T10:49:07Z-
dc.date.issued2014-02-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/541-
dc.description.abstractThe dissertation discusses a set of four paintings of Maria Pardos, produced from 1913 to 1916: Jornaleiro, Sem pão, Chiquinho do Tico-Tico and Sem título, all of them depictions of child/childhood. It analyses the main features of these works, examining them under the context of production and reception, as well as their iconography, considering the creation process of the artist. It emphasizes its consonance with national and international painting from the late nineteenth and early twentieth century. By combining several sources, both visual and written ones, it follows the strategies pursued by Maria Pardos in the art scene. It shows the construction of genre scenes, narratives of intimacy of the private world, brought to art salons aiming to awards and professional recognition. It enters a period of historiographic gap in both the history of Brazilian art and women's history. In this sense it was extremely necessary to biographical construction of the artist, without claiming to exhaust the subject.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação discute um conjunto de quatro pinturas de Maria Pardos, produzidas entre 1913 e 1916: Jornaleiro, Sem pão, Chiquinho do Tico-Tico e Sem título, todas representações de criança/infância. Procura analisar as principais características dessas obras, examinando-as no seu contexto de produção e recepção, assim como sua iconografia, percebendo o processo de criação da artista. Enfatiza sua consonância com a pintura nacional e internacional do final do século XIX e início do século XX. Por meio de cruzamento de diversas fontes, visuais e escritas, persegue as estratégias de atuação da Maria Pardos no cenário artístico. Aponta para a construção de cenas de gênero, narrativas da intimidade do mundo privado, levadas aos salões para obtenção de prêmios e reconhecimento profissional. Insere-se em um período de lacuna historigráfica, tanto da história da arte brasileira quanto da história das mulheres. Nesse sentido, foi extremamente necessário a construção biográfica da artista, sem a pretensão de esgotá-la.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaria Pardospt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectRepresentações de infânciapt_BR
dc.subjectMuseu Mariano Procópiopt_BR
dc.subjectMaria Pardospt_BR
dc.subjectBrazilian artpt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectChildhood depictionpt_BR
dc.subjectMuseu Mariano Procópiopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleAs representações de infância na pintura de Maria Pardospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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