https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5365
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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anamariagomesandrade.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O processo de análise do projeto político pedagógico das escolas da rede estadual de Manaus/AM |
Autor(es): | Andrade, Ana Maria Gomes |
Primeiro Orientador: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Membro da banca: | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço |
Membro da banca: | Oliveira, Luciana da Silva de |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado investigou o processo de análise textual do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas públicas da rede estadual de Manaus/AM, tendo como questão central: como a SEDUC/AM pode otimizar o processo de análise e aprovação do PPP das escolas estaduais de Manaus? O objetivo geral definido para este estudo foi o de analisar o processo de análise e validação do PPP elaborado pelas escolas, executado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM) e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/AM). Nossa hipótese de que as escolas têm dificuldades na elaboração do texto do PPP foi confirmada, tendo em vista que mais de 80% dos PPPs avaliados em 2015 apresentaram inconsistências. Adotou-se como metodologia a análise documental do Parecer Técnico emitido pelos departamentos estaduais envolvidos. A análise foi ancorada em discussões teóricas de Abrucio (2010), Cunha (1980), Cury (2013), Oliveira (2009) e Peregrino (2006), dentre outros, que deram base para o estudo sobre gestão democrática. O tema Gestão Escolar, por sua vez, foi fundamentado pelos autores Burgos (2013), Bussmann (1995) e Lück (2009). No estudo sobre Projeto Político Pedagógico, buscou-se embasamento teórico em autores como Gadotti (1994; 1995), Navarro (2004), Vasconcelos (2002) e Veiga (1998; 2002). Os resultados apontaram que 83,8% das escolas apresentaram problemas com a elaboração do texto de seu PPP, tendo como base o Documento Norteador. Portanto, é mister orientar as escolas sobre seu papel central na elaboração e operacionalização do PPP. Com base nisso, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) que possa trazer contribuições para aperfeiçoar o processo de análise do PPP das escolas e para a efetivação da gestão democrática. |
Abstract: | This dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied investigated the textual analysis process of the Public Educational Project (PPP) of the public schools of the state network of Manaus / AM, with the central question: how SEDUC/AM can optimize the PPP analysis and approval process of State schools of Manaus? The general objective defined for this study was to analyze the process of analysis and validation of the PPP prepared by the schools, executed by the State Department of Education and Quality of Education (SEDUC/AM) and approved by the State Council of Education of Amazonas). Our hypothesis that schools have difficulties in preparing the text of the PPP was confirmed, considering that more than 80% of the PPPs evaluated in 2015 presented inconsistencies. The documentary analysis of the Technical Opinion issued by the state departments involved was adopted as methodology. The analysis was anchored in theoretical discussions of Abrucio (2010), Cunha (1980), Cury (2013), Oliveira (2009) and Peregrino (2006) among others that provided the basis for the study on democratic management. The subject School Management, in turn, was based on the authors Burgos (2013), Bussmann (1995) and Lück (2009). In the study on Political Pedagogical Project, we sought theoretical basis in authors such as Gadotti (1994; 1995), Navarro (2004), Vasconcelos (2002) and Veiga (1998; 2002). The results showed that 83.8% of the schools presented problems with the preparation of the text of their PPP, based on the Guiding Document. Therefore, it is necessary to guide schools about their central role in the elaboration and operationalization of the PPP. Based on this, an Educational Action Plan (PAE) was proposed that could contribute to improve the process of analysis of the PPP of the schools and to the accomplishment of the democratic management. |
Palavras-chave: | Projeto Político Pedagógico Elaboração Análise Parecer técnico Political Pedagogical Project Elaboration Analysis Technical advice |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5365 |
Data do documento: | 28-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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