Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5313
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
margarettealvesrodriguescalegar.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Em busca da reinvenção do ensino médio: o caso de duas escolas da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga
Author: Calegar, Margarette Alves Rodrigues
First Advisor: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Gesqui, Luiz Carlos
Referee Member: Santos, José Alcides Figueiredo
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Escola Pública, tem como objeto de estudo o Projeto Reinventando o Ensino Médio, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, implementado progressivamente por meio de um projeto piloto a partir de 2012, como currículo oficial nas escolas estaduais mineiras. Este estudo contemplaria a extensão do projeto, em 2013, em duas escolas da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino, da cidade de Caratinga, que aqui serão identificadas, com nomes fictícios por questões éticas para com os sujeitos envolvidos, como Escola Renascer e Escola Construindo. O Reinventando o Ensino médio é uma proposta da Secretaria de Estado de Educação que se destina a dar um novo significado ao ensino médio. São objetivos específicos deste trabalho: identificar o contexto histórico da construção do projeto, para melhor compreensão do mesmo por parte da comunidade escolar; avaliar o processo de expansão do projeto em 2013, com foco nas duas escolas citadas; identificar as dificuldades encontradas por essas escolas; comparar o processo de implementação entre as duas escolas; identificar o papel da equipe gestora na condução da implementação do projeto. Diversos estudos indicam a necessidade de reformulação do ensino médio, que no decorrer da história da Educação Brasileira oscilou entre a formação geral do jovem como preparação para o curso superior e a formação para o trabalho. Nesse cenário, o Projeto Reinventando o Ensino Médio vem ao encontro da ressignificação desse nível de ensino e, considerando minha atuação na Superintendência Regional de Ensino de Caratinga como Analista Educacional, justifico a escolha do tema por fazer parte do meu trajeto profissional e pela necessidade de verificar se o processo de implementação do mesmo está ocorrendo de forma a atender a ressignificação do ensino médio para uma melhor formação dos jovens. A metodologia utilizada contempla a análise de documentos oficiais, observação não participante nas escolas pesquisadas e pesquisa de campo por meio de entrevistas e questionários com os atores educacionais envolvidos na implementação do mesmo nas duas escolas e na Superintendência. A partir daí, percebe-se que o modelo de política utilizada na implementação do Reinventando o Ensino Médio é de caráter top/down e, como consequência, há certa limitação na realização da prática pedagógica exigida pelo projeto, fundamentada na interdisciplinaridade. A análise aqui estabelecida tem como referencial teórico autores que apresentam uma contextualização do ensino médio, Moehlecke (2012), Bello (2001), Bueno (2000), Peregrino (2010), Lima (2011), e os autores Jefferson Mainardes (2006) e Eduardo Conde (2012), que esclarecem questões sobre o Ciclo de Políticas. Esta dissertação analisa um caso de gestão, para o qual foi elaborado um Plano de Ação Educacional propondo ações que otimizem a implementação do projeto nas escolas pesquisadas e a participação dos gestores de tais escolas na extensão do projeto às demais escolas de ensino médio da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga. As ações propostas para a otimização do projeto são a avaliação institucional, as assembléias REM, a reorganização da prática pedagógica e um sistema de monitoria. Como proposta de participação efetiva dos gestores, apresentamos a intervenção em âmbito regional.
Abstract: This dissertation is a Professional Master in Management and Evaluation of Public School whose object of study is the project Reinventing High School, prepared by the State Department of Education of Minas Gerais , progressively implemented through a pilot project from 2012 as the official curriculum in the state schools of the state of Minas Gerais . This study will include the extension of the project in 2013 , two schools in the jurisdiction of the Regional Superintendent of Education , the city of Caratinga , which here will be identified as Reborn School (Escola Renascer) and School Building (Escola Construindo). The Reinventing High School is a proposal by the State Department of Education which is intended to give a new meaning to high school. The specific objectives of the study are : to identify the historical context of project construction for better understanding of it by the school community ; evaluate the process of expansion of the project in 2013 , focusing on the two aforementioned schools; identify the difficulties encountered by these schools ; compare the implementation process between the two schools ; identify the role of the management team in driving the implementation of the project . Several studies indicate the need to redesign the high school , which throughout history of Brazilian Education fluctuated between general education of the young in preparation for higher studies and training for work, Reinventing High School Project meets reconsidering this level of education and considering my performance in the Regional Superintendent of Education of Caratinga as Analyst educational , I justify the choice of topic for being part of my professional career and the need to verify if the process of implementing the project is occurring in order to meet reframing of high school to better training of our youth . The methodology includes the analysis of documents , observation without interference in the schools surveyed and field research through interviews and questionnaires with educational stakeholders in the implementation of the same in the two schools and the Superintendent . And it is perceived by it that the policy model used in the implementation of Reinventing High School is the character top / down , and as a consequence there is some limitation in achieving pedagogical practice required by the project , based on interdisciplinarity . The analysis established here as theoretical reference authors present a contextualization of high school , Moehlecke (2012) , Bello (2001) , Bueno (2000) , Pilgrim (2010) , Lima (2011) , and the authors Mainardes Jefferson (2006) and Eduardo Conde (2011) , who clarify questions about the Policy Cycle . This dissertation examines a case management and it was prepared for Educational Action Plan which proposes actions that optimize the project implementation in the surveyed schools and participation of managers of these schools in the extension of the project to other high schools in the Regional Superintendent of Education Caratinga . The actions proposed for project optimization are the institutional assessment, REM (Reinventing High School Project) assemblies, the reorganization of the pedagogical practice and a monitoring system. And to proposed effective participation of managers present intervention in the regional level.
Keywords: Projeto reinventando o ensino médio
Ressignificação do ensino médio
Política top/down
Políticas públicas educacionais
Reinventing high school project
Reinterpretation of high school
Policies top/down
Educational public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5313
Issue Date: 13-Aug-2014
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.