Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/528
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nathaliacariasgoncalvesdacosta.pdf844.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O poder de preservar: uma reflexão da história na poesia de Wisława Szymborska
Autor(es): Costa, Nathalia Carias Gonçalves da
Primeiro Orientador: Pereira, Prisca Agustoni de Almeida
Membro da banca: Furtado, Fernando Fábio Fiorese
Membro da banca: Silva, Maria Andréia de Paula
Membro da banca: Pires, André Monteiro Guimarães Dias
Membro da banca: Quintana, Suely da Fonseca
Resumo: Essa dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar ao leitor brasileiro a poeta polonesa Wisława Szymborska (1923-2012), laureada com o prêmio Nobel de literatura em 1996, e contribuir para os estudos de sua poesia no Brasil. Filha de uma época profundamente política, marcada pelas cicatrizes da Segunda Guerra Mundial e pelo cerceamento à liberdade de expressão imposta pelo comunismo nas décadas seguintes, Szymborska é dona de um estilo individual, de uma alteridade característica e de uma exclusividade entendida como uma condição criativa e uma autonomia existencial. Sua poesia trata dos grandes acontecimentos históricos, do condicionamento biológico da existência humana, da função social do poeta, e também de sistemas filosóficos, ideologias e verdades tomadas com base nos hábitos, estereótipos e inibições. É também caracterizada por uma linguagem de compaixão por aqueles que foram injustiçados, de prazer com a beleza da vida humana e da tragédia. É uma linguagem de julgamentos bem ponderados e emoções abafadas, uma linguagem de lirismo controlado submetida a rigor intelectual que não descarta a sensibilidade para as atrações diárias da existência. É uma linguagem de paradoxo, aparentemente simples, mas na verdade refinada e idiossincrática. A obra de Szymborska pode ser lida como uma resposta, em poesia, aos grandes acontecimentos da história a partir de um panorama histórico-cultural do período de exceção no contexto polonês da segunda metade do século XX. Seus poemas trazem, quase sempre, vestígios das pessoas, como formas de vida que resistem à aniquilação, ao desaparecimento e ao esquecimento. Percebe-se em sua poesia a consciência da falência de uma concepção evolucionista da história, proposta pelo partido nazista, na qual ―toda‖ a humanidade, movida pela razão, incutida nas mentes das pessoas, e pelo progresso tecnológico, caminharia a estágios cada vez mais avançados de civilização. Diante disso, nosso trabalho se propõe a analisar a poesia de Szymborska a partir de um panorama histórico-cultural do período de exceção no contexto polonês da segunda metade do século XX, marcado pelo totalitarismo nazista e comunista, considerando as opções estéticas e os aparatos ideológicos que desenharam sua poesia dentro desse contexto.
Abstract: Esta tesis tiene como objetivo presentar al lector brasileño la poeta polaca Wisława Szymborska (1923-2012), laureada con el premio Nobel de literatura en 1996, y contribuir a los estudios de su poesía en Brasil. Hija de una época profundamente política, marcada por las cicatrices de la Segunda Guerra Mundial y la restricción de la libertad de expresión impuesta por el comunismo en las décadas posteriores, Szymborska posee un estilo individual, de una alteridad característica y de una exclusividad entendida como una condición creativa y una autonomía existencial. Su poesía se basa en los grandes acontecimientos históricos, de los condicionamientos biológicos de la existencia humana, de la función social del poeta, y también de sistemas filosóficos, ideologías y verdades tomadas con base en los hábitos, estereotipos e inhibiciones. También se caracteriza por un lenguaje de compasión por aquellos que fueron tratados injustamente, de placer con la belleza de la vida humana y de la tragedia. Es un lenguaje de juicios bien ponderados y emociones amortiguadas, un lenguaje de lirismo controlado sometido al rigor intelectual que no descarta la sensibilidad a las atracciones diarias de la existencia. Es un lenguaje de paradojo, aparentemente simple, pero en realidad refinada e idiosincrásica. La obra de Szymborska puede ser leída como una respuesta en poesía a los grandes acontecimientos de la historia desde un panorama histórico-cultural del periodo de excepción en el contexto polaco de la segunda mitad del siglo XX. Sus poemas traen casi siempre, rastros de personas, como formas de vida que se resisten a la aniquilación, a la desaparición y el olvido. Se nota en su poesía la conciencia del fracaso de una concepción evolucionista de la historia, propuesta por el partido nazi en la cual ―toda‖ la humanidad, movida por la razón inculcada en las mentes de la gente, y por el progreso tecnológico, caminaría a las etapas cada vez más avanzadas de la civilización. Por lo tanto, nuestro trabajo se propone a analizar la poesía de Szymborska desde un panorama histórico-cultural del periodo de excepción en el contexto polaco de la segunda mitad del siglo XX, marcado por el totalitarismo nazi y comunista, considerando las opciones estéticas y los aparatos ideológicos que dibujan su poesía dentro de ese contexto.
Palavras-chave: Wisława Szymborska
Poesia moderna
Poesia e história
Totalitarismo
Wisława Szymborska
Poesía modern
Totalitarismo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/528
Data do documento: 29-Out-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.