Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5189
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
joserobertoalmeidasalesjunior.pdf289.72 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Como compreender o papel da educação na concretização social da liberdade?
Autor(es): Sales Júnior, José Roberto Almeida
Orientador: Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro
Miembros Examinadores: Andrade, Mário Cesar da Silva
Miembros Examinadores: Curi, Abdalla Daniel
Resumo: O presente trabalho tem por escopo analisar a relação entre liberdade e educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com vistas a delimitar o conceito de liberdade. A partir daí, buscouse relacionar tal conceito com a concepção de educação defendida por Paulo Freire na sua obra “Pedagogia do Oprimido”, de forma a tornar clara de que maneira a educação poderia auxiliar na libertação do indivíduo. Por fim foi estabelecida de que forma o ordenamento jurídico brasileiro regula a relação entre educação e liberdade. Chegou-se a conclusão de que as normas jurídicas do Brasil podem ser interpretadas no sentido de alocar para a educação um papel precípuo na busca do ideal de liberdade.
Resumen : The present work have for object the analisis of the relation between freedom and education. For this, a research was made with the scope of delimiting the concept of freedom. Thenceforth, the search had the aim to establish the relation between freedom and the conception of education elaborated by Paulo Freire in his work “Pedagogy Of The Opressed”, in a attempt to make clear the possible contribution of education in the freedom of the person. In the end, was researched the legal tratament of the brazilian law system of the matter. The conclusion was that the brazilian laws can be interpretated in the direction of putting in education a fundamental role in the development of freedom.
Palabras clave : Liberdade
Educação
Paulo Freire
Ação dialógica
Constituição federal
Lei de diretrizes básicas da educação
Freedom
Education
Paulo Freire
Dialogic Action
Constituição federal
Lei de diretrizes básicas da educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5189
Fecha de publicación : 7-feb-2014
Aparece en las colecciones: Faculdade de Direito - TCC Graduação



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.