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dc.contributor.advisor1Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200737713604732pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Mário Cesar da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6844744184325990pt_BR
dc.contributor.referee2Curi, Abdalla Daniel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8210803135500787pt_BR
dc.creatorSales Júnior, José Roberto Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3027613263455630pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-01T19:05:06Z-
dc.date.available2017-06-01-
dc.date.available2017-08-01T19:05:06Z-
dc.date.issued2014-02-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5189-
dc.description.abstractThe present work have for object the analisis of the relation between freedom and education. For this, a research was made with the scope of delimiting the concept of freedom. Thenceforth, the search had the aim to establish the relation between freedom and the conception of education elaborated by Paulo Freire in his work “Pedagogy Of The Opressed”, in a attempt to make clear the possible contribution of education in the freedom of the person. In the end, was researched the legal tratament of the brazilian law system of the matter. The conclusion was that the brazilian laws can be interpretated in the direction of putting in education a fundamental role in the development of freedom.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por escopo analisar a relação entre liberdade e educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com vistas a delimitar o conceito de liberdade. A partir daí, buscouse relacionar tal conceito com a concepção de educação defendida por Paulo Freire na sua obra “Pedagogia do Oprimido”, de forma a tornar clara de que maneira a educação poderia auxiliar na libertação do indivíduo. Por fim foi estabelecida de que forma o ordenamento jurídico brasileiro regula a relação entre educação e liberdade. Chegou-se a conclusão de que as normas jurídicas do Brasil podem ser interpretadas no sentido de alocar para a educação um papel precípuo na busca do ideal de liberdade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectAção dialógicapt_BR
dc.subjectConstituição federalpt_BR
dc.subjectLei de diretrizes básicas da educaçãopt_BR
dc.subjectFreedompt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectDialogic Actionpt_BR
dc.subjectConstituição federalpt_BR
dc.subjectLei de diretrizes básicas da educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleComo compreender o papel da educação na concretização social da liberdade?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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