Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/506
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
carolinaorlandobastos.pdf549.68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Perspectiva e método para uma leitura analítica de Agostinho (“Confissões” e “Do Mestre”) a partir de Wittgenstein e de Frege
Autor(es): Bastos, Carolina Orlando
Orientador: Martins, Antônio Henrique Campolina
Miembros Examinadores: Roos, Jonas
Miembros Examinadores: Dalpra, Fábio Caputo
Resumo: A pesquisa em questão quer ser a verificação em duas obras agostinianas (Confissões e Do Mestre), de três conceituações formais da filosofia analítica contemporânea; a partir da nomenclatura conceitual específica do segundo Wittgenstein (jogos de linguagem) e da articulação de dois conceitos em Frege (sentido e referência), chegar-se-a detectar e analisar uma intrínseca aproximação no que tange ao conhecimento e ao estudo da linguagem, no sentido de sua formação, utilização e aplicação através de vivências, inclusive a religiosa. A linguagem como forma de vida, como linguagem da vida (inclusive a religiosa) se estabelece e se afirma como ponto de contato, na presente dissertação, entre a articulação crítica das três conceituações em obras específicas dos três autores aqui estudados.
Resumen : This research aims to be apresent verification, in two of Augustine’s works, Confessions and De Magistro (On the teacher), of three formal conceptualizations from contemporary analytic philosophy; starting with the specific conceptual nomenclature of second Wittgenstein (Language-games) and the articulation of two concepts in Frege (sense and reference), we shall be able to detect and analyse an intrinsic similarity with respect to knowledge and language study, concerning its formation, usage and application through living experiences, including religious ones. Language as a form of life, as language of life, including religious life, establishes and affirms itself as an intersection, in this dissertation, between the critical articulation of those three conceptualizations in specific works by those three authors under study.
Palabras clave : Filosofia da linguagem
Confessar
Apreender e ensinar agostinianos
Jogos de linguagem wittgensteinianos
Sentido
Referência fregeanos
Philosophy of language
Augustinian confessing
Apprehending and learning
Wittgensteinian language-games
Fregean sense
Reference
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/506
Fecha de publicación : 21-feb-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.