https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4919
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
lucasdelagepereira.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Os conselhos municipais como instrumento de democracia participativa: análise do conselho municipal de educação de Juiz de Fora |
Autor(es): | Pereira, Lucas Delage |
Orientador: | Riani, Frederico Augusto D'Avila |
Miembros Examinadores: | Duarte, Luciana Gaspar Melquíades |
Miembros Examinadores: | Mello, Elizabete Rosa de |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar o Conselho Municipal de Educação de Juiz de Fora como nova instância de participação democrática, na medida em que representa uma tentativa do governo local de ampliar a participação em seus núcleos decisórios. Tenta-se com este estudo delinear a característica institucional do Conselho Municipal de Educação de Juiz de Fora, à luz da legislação vigente, enquadrando-o como instrumento de democracia participativa no país. Inicialmente serão apresentados aspectos teóricos da democracia para, posteriormente, se ater ao estudo do Conselho Municipal de Educação. Em especial, interessa entender a estrutura e o funcionamento do Conselho em questão, atentando-se para a sua efetividade como mecanismo participativo. A pesquisa foi elaborada através da análise das atas do referido Conselho, entre o período de fevereiro de 2007 a dezembro de 2012, e aponta que o Conselho em estudo enfrenta diversos problemas, que aparecem como obstáculos a sua efetividade como real canal participativo. Dessa forma, comparando a análise teórica realizada sobre os conselhos municipais e a pesquisa prática elaborada sobre o Conselho Municipal de Educação de Juiz de Fora, observa-se que o objetivo deste Conselho não foi totalmente atingido. Ocorre, porém, que os referidos obstáculos não retiram a grande potencialidade de participação destas instâncias, que devem ser aperfeiçoadas. |
Resumen : | The present work analyzes the Municipal Council of Education as new instance of democratic participation, to the extent that represent local governments in recent attempts to broaden participation in its decision-making centers. Try with this study outline the institutional characteristics of the municipal councils in the light of current legislation, framing them as instruments of participatory democracy in the country. Initially presents theoretical aspects of democracy to then stick to the study of the Municipal Council of Education. In particular, we are interested to understand the structure and functioning of the Council, paying attention to its effectiveness as a participatory mechanism. The research carried out by analyzing the minutes of that Council, pertaining to the period from February of 2007 to December of 2012, the Council points out that the study faces several problems, which appear as obstacles to its effectiveness as a real participatory channel. Thus, comparing the theoretical analysis performed on municipal councils and research practice elaborate on the Municipal Council of Education in Juiz de Fora, stresses that the objective of this Council was not fully achieved. Occurs, however, that these obstacles do not draw a great potential for the participation of these instances, which should be improved. |
Palabras clave : | Democracia participativa Conselhos municipais Conselho municipal de educação de Juiz de Fora Participatory democracy Municipal councils Municipal council for education in Juiz de Fora |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Direito |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4919 |
Fecha de publicación : | 1-feb-2014 |
Aparece en las colecciones: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.