https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/488
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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isabellaguedesarcuri.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Arte e experiência religiosa em Luigi Pareyson |
Autor(es): | Arcuri, Isabella Guedes |
Primeiro Orientador: | Araújo, Paulo Afonso de |
Membro da banca: | Gross, Eduardo |
Membro da banca: | Pires, Frederico Pieper |
Membro da banca: | Bezerra, Cícero Cunha |
Membro da banca: | Paiva, Márcio Antônio de |
Resumo: | Esta pesquisa busca apresentar a possibilidade de compreensão da experiência da arte, entendida como linguagem simbólica, como uma autêntica experiência religiosa. Este entendimento é recolhido nas entrelinhas de obras do filósofo italiano Luigi Pareyson. A arte, nesta compreensão, resulta de um processo de formar desinteressado, livre de escopos, por onde há a revelação da espiritualidade pessoal do artista voltada às questões mais profundas de seu ser. Pessoa é compreendida como liberdade e neste sentido é percebida em uma relação de solidariedade originária com a verdade, com o ser e com a liberdade; estes identificam-se, porém nunca se confundem. A arte apresenta o espaço propício para a manifestação do mistério; por isto, em sua forma formada, que também é formante, repercute toda a dinâmica colhida no outro de si. A linguagem simbólica, própria da arte, é coincidente com a pessoa que a fez forma, e assim coincide também com a liberdade, com a verdade e com o ser. Por fim, cabe à filosofia recolher, nesta linguagem específica e não conceitual, o ofertar do mistério que aí se dá de modo abundante, inexaurível e sempre ulterior. |
Abstract: | Questa ricerca si propone di presentare la possibilità di comprendere l'esperienza dell'arte, intesa come linguaggio simbolico, come un’autentica esperienza religiosa. Questo punto di vista è preso nelle linee di lavoro del filosofo italiano Luigi Pareyson. L'arte in questa comprensione è il risultato di un processo di formazione disinteressata, priva di scopi, dove c'è la rivelazione della spiritualità personale dell'artista direzionata agli interrogativi più profondi del suo essere. La persona è intesa come libertà e in questo senso è percepita in un rapporto di solidarietà originaria con la verità, con l'essere e la libertà; questi sono identificati, ma mai si sovrappongono. L'arte presenta lo spazio favorevole per la manifestazione del mistero; per questo, nella sua forma formata, che è anche formante, colpisce l’intera dinamica raccolta nell’altro da se. Il linguaggio simbolico dell'arte coincide con la persona che l’ha fatto forma, e quindi coincide con la libertà, con la verità e l’essere. Infine, la filosofia cerca di raccogliere, in questo particolare linguaggio non concettuale, l’offrire abbondante, inesauribile e sempre ulteriore del mistero. |
Palavras-chave: | Pareyson Arte Experiência religiosa Pareyson Arte Esperienza religiosa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/488 |
Data do documento: | 28-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciência da Religião (Teses) |
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