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dc.contributor.advisor1Araújo, Paulo Afonso de-
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dc.contributor.referee1Gross, Eduardo-
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dc.contributor.referee2Pires, Frederico Pieper-
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dc.contributor.referee3Bezerra, Cícero Cunha-
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dc.contributor.referee4Paiva, Márcio Antônio de-
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dc.creatorArcuri, Isabella Guedes-
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dc.date.accessioned2016-01-25T19:28:02Z-
dc.date.available2016-01-25-
dc.date.available2016-01-25T19:28:02Z-
dc.date.issued2014-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/488-
dc.description.abstractQuesta ricerca si propone di presentare la possibilità di comprendere l'esperienza dell'arte, intesa come linguaggio simbolico, come un’autentica esperienza religiosa. Questo punto di vista è preso nelle linee di lavoro del filosofo italiano Luigi Pareyson. L'arte in questa comprensione è il risultato di un processo di formazione disinteressata, priva di scopi, dove c'è la rivelazione della spiritualità personale dell'artista direzionata agli interrogativi più profondi del suo essere. La persona è intesa come libertà e in questo senso è percepita in un rapporto di solidarietà originaria con la verità, con l'essere e la libertà; questi sono identificati, ma mai si sovrappongono. L'arte presenta lo spazio favorevole per la manifestazione del mistero; per questo, nella sua forma formata, che è anche formante, colpisce l’intera dinamica raccolta nell’altro da se. Il linguaggio simbolico dell'arte coincide con la persona che l’ha fatto forma, e quindi coincide con la libertà, con la verità e l’essere. Infine, la filosofia cerca di raccogliere, in questo particolare linguaggio non concettuale, l’offrire abbondante, inesauribile e sempre ulteriore del mistero.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca apresentar a possibilidade de compreensão da experiência da arte, entendida como linguagem simbólica, como uma autêntica experiência religiosa. Este entendimento é recolhido nas entrelinhas de obras do filósofo italiano Luigi Pareyson. A arte, nesta compreensão, resulta de um processo de formar desinteressado, livre de escopos, por onde há a revelação da espiritualidade pessoal do artista voltada às questões mais profundas de seu ser. Pessoa é compreendida como liberdade e neste sentido é percebida em uma relação de solidariedade originária com a verdade, com o ser e com a liberdade; estes identificam-se, porém nunca se confundem. A arte apresenta o espaço propício para a manifestação do mistério; por isto, em sua forma formada, que também é formante, repercute toda a dinâmica colhida no outro de si. A linguagem simbólica, própria da arte, é coincidente com a pessoa que a fez forma, e assim coincide também com a liberdade, com a verdade e com o ser. Por fim, cabe à filosofia recolher, nesta linguagem específica e não conceitual, o ofertar do mistério que aí se dá de modo abundante, inexaurível e sempre ulterior.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPareysonpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectExperiência religiosapt_BR
dc.subjectPareysonpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEsperienza religiosapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleArte e experiência religiosa em Luigi Pareysonpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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