Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4885
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fabriciotavaresdemoraes.pdf1.53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : A morte do romance? Espaço e tempo como recursos de renovação estética em António Lobo Antunes
Autor(es): Moraes, Fabrício Tavares de
Orientador: Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida
Co-orientador: Vieira, Else Ribeiro Pires
Miembros Examinadores: Pereira, Maria Luiza Scher
Miembros Examinadores: Pereira, Edimilson de Almeida
Miembros Examinadores: Silva, Maria Andréia Paula
Resumo: A presente tese analisa as estratégias e inovações formais utilizadas pelo escritor contemporâneo português António Lobo Antunes para contornar e, eventualmente, superar o desgaste e saturação do gênero romanesco. De semelhante modo, na medida em que se procede com as análises dos temas recorrentes em sua obra, abordar-se-á a perspectiva do autor sobre o conflito colonial da Angola, traçando sua representação literária e das tensões instaurados no encontro entre as concepções europeias e as concepções dos países colonizados. Nesse sentido, para os fins pretendidos, examina-se detidamente entre o discurso narrativo (que à primeira vista busca uma ordenação cronológica e objetiva dos fatos) e a memória traumática dos horrores da guerra (no qual se instaura o caos psicológico e factual), explorando a forma como o autor, na tentativa de transmitir suas experiências, acaba por produzir uma literatura temporal e psicologicamente entrópica, na qual fragmentos de recordações e imagens de estilhaçamento se configuram como um retrato da devastação causada pelo conflito armado do qual fez parte. Por fim, investigar-se-á as estratégias utilizadas para fomentar o gênero romanesco, quer revisando formas consagradas pelo uso (por meio da aplicação inusitada da sintaxe e de metáforas disfemísticas), quer investindo em temáticas ousadas e brutais (descrições de torturas, devastação bélica, tecnologias letais e assassinatos) ou ainda em concepções originais sobre a ficção moderna, tal como o conceito de obra-mundo proposto por Franco Moretti.
Resumen : This dissertation aims to analyse the formalistic strategies and innovations used by the contemporary Portuguese author António Lobo Antunes in order to preclude and, in time, surpass the saturation of the novel as genre. Likewise, as we resume the analyses of the recurring themes in his work, we approach the author’s subjective perspective about the colonial struggle in Angola. Therefore, for the purposes intended, It is basic to examine the narrative discourse (which at first sight follows a chronological and objective ordering of the facts) and the traumatic memory of the horrors of war (marked by psychological and factual chaos). Thus, we will approach the way in which the author, in an attempt to transmit his experiences, ends up producing a temporally and psychologically entropic literature, in which fragments of memories and shattered images constitute a picture of the devastation caused by the armed conflict that he was a part of. Finally, we will investigate the strategies used to further the romance genre, either by revising forms already consecrated by use (through the unusual application of syntax and dysphemistic metaphors) or by investing in aggressive and brutal themes (descriptions of torture, war devastation, lethal technologies and cruel assassinations) or in original conceptions about modern fiction, such as the “world-text” concept proposed by Franco Moretti.
Palabras clave : Morte do romance
História
Guerra
Grotesco
Obra-mundo
Death of the nove
History
War
Grotesque
World-text
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4885
Fecha de publicación : 31-mar-2017
Aparece en las colecciones: Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.