https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4842
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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rodrigoferreiramartins.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Framework para construção de aplicações adaptativas em nuvem multimídia |
Autor(es): | Martins, Rodrigo Ferreira |
Primeiro Orientador: | Moreno, Marcelo Ferreira |
Membro da banca: | Barrére, Eduardo |
Membro da banca: | Clua, Esteban Walter Gonzalez |
Resumo: | Atualmente os tradicionais computadores de mesa e laptops estão perdendo mercado para dispositivos mais pervasivos, como smartphones, tablets e wearables que em sua grande maioria têm limitações de hardware devido às restrições de tamanho, peso e duração da bateria. As aplicações mais populares nos dias de hoje envolvem multimídia e algumas vezes consomem mais recursos do que esses dispositivos são capazes de suportar, por exemplo, realidade aumentada, jogos e o uso de computação para estender a capacidade cognitiva como reconhecimento facial e de fala, processamento de linguagem natural,aprendizagem de máquina, planejamento e tomada de decisão. Nesse contexto, mesmo a já tão popular cloud computing não serve como solução por si só, uma vez que a latência e o jitter criam uma restrição para aplicações interativas. Este trabalho propõe um framework para a construção de aplicações multimídia adaptativas que, no lado cliente, permite explorar recursos dos dispositivos alcançáveis, sejam móveis ou não, a fim de tornar as aplicações mais imersivas. Não apenas os recursos quantitativos, mas também os qualitativos são levados em consideração para distribuir as tarefas. Quanto à nuvem, a proposta apropria-se da ideia de edge cloud computing para aumentar a Qualidade de Serviço (QoS) e permitir que regras de negócio também sejam levadas em consideração durante a distribuição das tarefas, bem como na sintonização do serviço. |
Abstract: | Currently traditional desktop computers and laptops are losing market share to more pervasive devices such as smartphones, tablets and wearables that usually have hardware limitations due to restrictions on size, weight, and battery life. The most popular applications today involve multimedia and sometimes consume more resources than these devices are capable of supporting, for example, augmented reality, games, and the use of computing to extend the cognitive ability as facial and speech recognition, natural language processing, machine learning, planning and decision making. In this context, even the widespread cloud computing does not serve as a single-handed solution, since the latency and jitter create a restriction for interactive applications. This work proposes a framework for building adaptive multimedia applications, which, on the client side, allows for exploring resources from reachable devices, whether mobile or not, in order to make applications more immersive. Not only quantitative, but also qualitative resources are considered to distribute tasks. Regarding the cloud side, the proposal appropriates the idea of edge cloud computing to increase Quality of Service (QoS) and allow business rules to be also taken into account during the distribution of tasks and service tuning. |
Palavras-chave: | Computação em nuvem Multimídia Adaptabilidade Descoberta de recursos Cloud Computing Multimedia Adaptability Resource Discovery |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4842 |
Data do documento: | 10-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações) |
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