Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4842
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
rodrigoferreiramartins.pdf1.75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Framework para construção de aplicações adaptativas em nuvem multimídia
Autor(es): Martins, Rodrigo Ferreira
Orientador: Moreno, Marcelo Ferreira
Miembros Examinadores: Barrére, Eduardo
Miembros Examinadores: Clua, Esteban Walter Gonzalez
Resumo: Atualmente os tradicionais computadores de mesa e laptops estão perdendo mercado para dispositivos mais pervasivos, como smartphones, tablets e wearables que em sua grande maioria têm limitações de hardware devido às restrições de tamanho, peso e duração da bateria. As aplicações mais populares nos dias de hoje envolvem multimídia e algumas vezes consomem mais recursos do que esses dispositivos são capazes de suportar, por exemplo, realidade aumentada, jogos e o uso de computação para estender a capacidade cognitiva como reconhecimento facial e de fala, processamento de linguagem natural,aprendizagem de máquina, planejamento e tomada de decisão. Nesse contexto, mesmo a já tão popular cloud computing não serve como solução por si só, uma vez que a latência e o jitter criam uma restrição para aplicações interativas. Este trabalho propõe um framework para a construção de aplicações multimídia adaptativas que, no lado cliente, permite explorar recursos dos dispositivos alcançáveis, sejam móveis ou não, a fim de tornar as aplicações mais imersivas. Não apenas os recursos quantitativos, mas também os qualitativos são levados em consideração para distribuir as tarefas. Quanto à nuvem, a proposta apropria-se da ideia de edge cloud computing para aumentar a Qualidade de Serviço (QoS) e permitir que regras de negócio também sejam levadas em consideração durante a distribuição das tarefas, bem como na sintonização do serviço.
Resumen : Currently traditional desktop computers and laptops are losing market share to more pervasive devices such as smartphones, tablets and wearables that usually have hardware limitations due to restrictions on size, weight, and battery life. The most popular applications today involve multimedia and sometimes consume more resources than these devices are capable of supporting, for example, augmented reality, games, and the use of computing to extend the cognitive ability as facial and speech recognition, natural language processing, machine learning, planning and decision making. In this context, even the widespread cloud computing does not serve as a single-handed solution, since the latency and jitter create a restriction for interactive applications. This work proposes a framework for building adaptive multimedia applications, which, on the client side, allows for exploring resources from reachable devices, whether mobile or not, in order to make applications more immersive. Not only quantitative, but also qualitative resources are considered to distribute tasks. Regarding the cloud side, the proposal appropriates the idea of edge cloud computing to increase Quality of Service (QoS) and allow business rules to be also taken into account during the distribution of tasks and service tuning.
Palabras clave : Computação em nuvem
Multimídia
Adaptabilidade
Descoberta de recursos
Cloud Computing
Multimedia
Adaptability
Resource Discovery
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4842
Fecha de publicación : 10-sep-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.