https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4637
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
glauciadasilvapinheiro.pdf | 743.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Psicanálise e educação: da sustentação do enigma à construção do saber |
Autor(es): | Pinheiro, Gláucia da Silva |
Primeiro Orientador: | Fontes, Ana Maria de Moraes |
Membro da banca: | Clareto, Sônia Maria |
Membro da banca: | Flanzer, Sandra Niskier |
Resumo: | O presente ensaio traz articulações importantes quanto à interlocução entre os campos da Psicanálise e da Educação, campos que diante de um primeiro olhar nada apresentam de comum, mas que trazem no seu cerne a linguagem e o saber. Lançar um olhar sobre a Educação, à luz da Psicanálise, tendo como esteio aquilo que este campo traz de inédito no meu discurso, ou seja, sua relação com o saber, aponta algo novo nessa interlocução. Não se trata aqui de apontar caminhos, oferecer novas técnicas e modos de solucionar os problemas educacionais. A psicanálise entra aqui, nessa interlocução, como um novo discurso e, a partir do seu atravessamento no campo da educação, traz uma nova possibilidade de escuta, de posição diante da árdua tarefa de educar. Traz uma possibilidade de reflexão e de questionamento sobre a posição e a formação daqueles que ocupam um lugar tão importante e de tanto destaque na economia psíquica do sujeito infantil. Esse ensaio é endereçado a todos aqueles, professores ou leigos, educadores que estão às voltas com suas questões e seus embaraços frente ao ato educativo. As questões que direcionam esse estudo abordam a obra freudiana naquilo que ela toca o campo da educação, a partir da posição de Freud frente à causa psicanalítica e ao campo educacional. E o conceito fundamental da transferência, que tanto na intensão, quanto na extensão e na interlocução com outros campos de saber, é o sustentáculo da prática e do ensino da experiência psicanalítica, articula-se aí, tendo também um lugar na educação. Passeamos pela transferência, pelo infantil, a sexualidade, o complexo de Édipo, a sustentação do enigma, a diferença, a queda de certos ideais, o saber inconsciente, o ensino, a transmissão, a formação, a impossibilidade, trazendo o discurso analítico como articulador dessa amarração, apostando na possibilidade de se trabalhar na educação pela via da construção do saber. Sustentaremos aqui uma aposta. Aposta de que tal interlocução entre Psicanálise e Educação, entre psicanalistas e educadores, possa ter efeitos e possibilitar deslocamentos de discurso. Não se espera uma resposta para as questões levantadas, nem mesmo um arremate que feche a discussão. Esperamos, sim, manter abertas as lacunas que nos permitem avançar e sustentar sempre uma pergunta quanto à arte de educar. |
Abstract: | Cet étude apporte des articulations importantes en ce qui concerne le dialogue entre les champs de la Psychanalyse et de l'Éducation, deux champs qui semblent n’avoir rien en commun, mais au sein desquels on trouve la langage et le savoir. Proposer un regard sur l’Éducation à la lumière de la Psychanalyse ayant comme base ce qui la Psychanalyse apporte comme inédit dans mon discours, c’est-à-dire sa relation avec le savoir, nous montre des éléments nouveaux dans cette interlocution. Il ne s’agit pas de montrer les chemins, offrir des nouvelles techniques ou des formules pour résoudre les problèmes de l’éducation. Le rôle de la psychanalyse ici est l’introduction d’un nouveau discours et une nouvelle possibilité d’écoute, de position devant la tâche difficile d’enseigner dès le croisement de ces deux champs. C’est une occasion de réfléchir et de poser des questions sur la position et la formation de ceux qui occupent une place si importante et remarquable dans l'économie psychique du sujet infantile. Cet étude s’adresse à tous les enseignants, éducateurs ou amateurs, enfin à tous ceux qui restent avec des questions et des embarras devant l’enseignement. Les questions de cet étude approche l’oeuvre de Freud en ce qui concerne le champ de l’éducation, à partir de la position de Freud devant la cause psychanalytique et le champ de l’éducation. Et le concept fondamental de transfert qui se présente comme fondation de la pratique et de l'enseignement de l'expérience psychanalytique dans l’intension, l’extension et dans l’interlocution avec des autres champs se fait présente ayant aussi une place dans l’éducation. On approche le transfert, l’infantile, la sexualité, le complexe d’Oedipe, la dimension de l’énigme, la différence, la chute des idéaux, le savoir inconscient, l’enseignment, la transmission, la formation, l’impossibilité, en apportant le discours analytique comme un outil d’articulation de cet ensemble avec la croyance en la possibilité de travailler dans l’éducation à travers la construction du savoir. On soutien ici une croyance. On croit que l’interlocution entre la Psychanalyse et l’Éducation, entre les psychanalystes et les éducateurs, puisse être capable d’apporter des effets et de rendre possible des déplacements de discours. Nous n’attendons pas des réponses à toutes les questions, ni une conclusion pour mettre fin au débat. Les lacunes doivent être ouvertes en permettant le progrès et la présence permanente d’une demande par rapport à l’art d’enseigner. |
Palavras-chave: | Psicanálise Educação Ensino Transmissão Formação Enigma Transferência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4637 |
Data do documento: | 22-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.