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Type: Dissertação
Title: Escolas de odontologia do Brasil - ensino sobre pacientes especiais
Author: Soares, Mônica Regina Pereira Senra
First Advisor: Chaves Filho, Henrique Duque de Miranda
Co-Advisor: Chaves, Maria das Graças Afonso Miranda
Referee Member: Góias, Elton Geraldo de Oliveira
Referee Member: Carmo, Antônio Marcio Resende do
Resumo: Partindo da premissa de que, se a formação acadêmica ocorrer sob práticas desenvolvidas de forma multi e interdisciplinar, no que concerne o atendimento odontológico ao paciente portador de necessidades especiais, este profissional estará mais apto a atender as novas demandas sócio-político-ideológicas do país foram realizados os estudos “Levantamento do número de faculdades de Odontologia brasileiras que prestam atendimento ao paciente em necessidade especial” e “Perfil do formando egresso-profissional frente ao conceito de pacientes especiais na Odontologia” com a finalidade de verificar quais as faculdades de odontologia brasileiras estão focadas no processo de mudança curricular. Através da aplicação de questionários procurou-se observar a didática de ensino que os estudantes recebem nesta área, bem como o perfil do egresso-profissional da faculdade de Odontologia da UFJF. Os resultados apontam para necessárias modificações nos cenários de prática profissional, pois, na ótica dos egressos do curso de Odontologia da UFJF, em 2009, o conteúdo disciplinar para o atendimento ao paciente especial não alcançou seus objetivos, tanto na sua formação profissional, quanto na promoção de saúde em benefício da população especial que deixa de ser assistida. Em âmbito nacional é crescente a preocupação das escolas em ofertar esse conteúdo na graduação. Neste estudo, observou-se que 50,98% das faculdades adotam o cuidado aos pacientes especiais como disciplina obrigatória e/ou opcional. No entanto, percebe-se que há desafios a serem enfrentados no âmbito das faculdades de Odontologia do país para a implementação do conhecimento técnico-científico para o atendimento aos pacientes em necessidades especiais.
Abstract: Starting of the premise that if the academic training occur in practice developed in a multi and interdisciplinary approach, in relation to dental care to patients with special needs, this professional will be better able to meet the new demands socio-politico-ideological of the country, studies were made "Raising the number of dental schools that provide patient care in special need" and "Profile of the professional egress-forming to the concept of handicapped patients in dentistry" in order to verify which dental schools in Brazil are focused on the process of curriculum change. Through questionnaires sought to observe the teaching of education that students receive in this area as well as the profile of the egress-professional of UFJF Dentistry college. The results point out to needed changes in professional practice settings, therefore, in the view of the UFJF graduating students of Dentistry, in 2009, the disciplinary content for special patient care has not achieved its objectives, both in their professional education and in health promotion in favor of the special population that ceases to be assisted. On a national level is growing concern in schools that offer undergraduate content. In this study, we observed that 50.98% of colleges have adopted special care to patients as a compulsory subject and / or optional. However, we realize that there are challenges to be faced under the of dental schools in the country for the implementation of technical and scientific knowledge to patient care in special needs.
Keywords: Ensino
Odontologia
Pessoas com deficiência
Currículo
Education
Handicapped
Dentistry
Curriculum guidelines
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4534
Issue Date: 30-Jul-2012
Appears in Collections:Mestrado em Odontologia (Dissertações)



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