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dc.contributor.advisor1Chaves Filho, Henrique Duque de Miranda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739346T4pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Chaves, Maria das Graças Afonso Miranda-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770058Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Góias, Elton Geraldo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Carmo, Antônio Marcio Resende do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706581Z6pt_BR
dc.creatorSoares, Mônica Regina Pereira Senra-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263464P4pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T16:18:07Z-
dc.date.available2017-05-17-
dc.date.available2017-05-17T16:18:07Z-
dc.date.issued2012-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4534-
dc.description.abstractStarting of the premise that if the academic training occur in practice developed in a multi and interdisciplinary approach, in relation to dental care to patients with special needs, this professional will be better able to meet the new demands socio-politico-ideological of the country, studies were made "Raising the number of dental schools that provide patient care in special need" and "Profile of the professional egress-forming to the concept of handicapped patients in dentistry" in order to verify which dental schools in Brazil are focused on the process of curriculum change. Through questionnaires sought to observe the teaching of education that students receive in this area as well as the profile of the egress-professional of UFJF Dentistry college. The results point out to needed changes in professional practice settings, therefore, in the view of the UFJF graduating students of Dentistry, in 2009, the disciplinary content for special patient care has not achieved its objectives, both in their professional education and in health promotion in favor of the special population that ceases to be assisted. On a national level is growing concern in schools that offer undergraduate content. In this study, we observed that 50.98% of colleges have adopted special care to patients as a compulsory subject and / or optional. However, we realize that there are challenges to be faced under the of dental schools in the country for the implementation of technical and scientific knowledge to patient care in special needs.pt_BR
dc.description.resumoPartindo da premissa de que, se a formação acadêmica ocorrer sob práticas desenvolvidas de forma multi e interdisciplinar, no que concerne o atendimento odontológico ao paciente portador de necessidades especiais, este profissional estará mais apto a atender as novas demandas sócio-político-ideológicas do país foram realizados os estudos “Levantamento do número de faculdades de Odontologia brasileiras que prestam atendimento ao paciente em necessidade especial” e “Perfil do formando egresso-profissional frente ao conceito de pacientes especiais na Odontologia” com a finalidade de verificar quais as faculdades de odontologia brasileiras estão focadas no processo de mudança curricular. Através da aplicação de questionários procurou-se observar a didática de ensino que os estudantes recebem nesta área, bem como o perfil do egresso-profissional da faculdade de Odontologia da UFJF. Os resultados apontam para necessárias modificações nos cenários de prática profissional, pois, na ótica dos egressos do curso de Odontologia da UFJF, em 2009, o conteúdo disciplinar para o atendimento ao paciente especial não alcançou seus objetivos, tanto na sua formação profissional, quanto na promoção de saúde em benefício da população especial que deixa de ser assistida. Em âmbito nacional é crescente a preocupação das escolas em ofertar esse conteúdo na graduação. Neste estudo, observou-se que 50,98% das faculdades adotam o cuidado aos pacientes especiais como disciplina obrigatória e/ou opcional. No entanto, percebe-se que há desafios a serem enfrentados no âmbito das faculdades de Odontologia do país para a implementação do conhecimento técnico-científico para o atendimento aos pacientes em necessidades especiais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Clínica Odontológicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHandicappedpt_BR
dc.subjectDentistrypt_BR
dc.subjectCurriculum guidelinespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICApt_BR
dc.titleEscolas de odontologia do Brasil - ensino sobre pacientes especiaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Odontologia (Dissertações)



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