Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4491
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andersondasilvamoura.pdf2.86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Matemática na escola: prática interdisciplinar apoiada pela Teoria da Atividade
Autor(es): Moura, Anderson da Silva
Primeiro Orientador: Escher, Marco Antônio
Membro da banca: Linardi, Patricia Rosana
Membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: Esta pesquisa foi construída utilizando a Interdisciplinaridade entre Matemática e Física, com enfoque na Educação Matemática. Utilizamos os preceitos da pesquisa qualitativa, mais precisamente seguindo os moldes da Pesquisa-ação (THIOLLENT,1994), juntamente com a base teórica da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1959). Durante a pesquisa desenvolvemos um meio de trabalhar juntos conceitos de Matemática e Física, com o foco na aprendizagem dos alunos aliado aabordagem de um problema social,que é exigido pela Pesquisa-ação e também pela Teoria da Atividade. A pesquisa foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio e os conceitos trabalhados com os alunos foram de Energia e Função. Durante a pesquisa foi realizada visita a uma usina de geração de energia elétrica, que opera no modelo de PCH (Pequena Central Hidrelétrica), no município de Lima Duarte. Realizamos atividades com as contas de luz dos próprios alunos, como complemento às atividades sobre os conteúdos. A pesquisa teve como objetivo trabalhar conceitos escolares associados à realidade do aluno e obtemos conclusões positivas da pesquisa, e tivemos aceitação por parte da turma. Assim observamos os alunos desenvolvendo conceitos importantes para seu desenvolvimento como cidadãos.
Abstract: This research was constructed using the Interdisciplinarity between Mathematics and Physics, focusing on Mathematics Education. We use the precepts of qualitative research, more precisely following the patterns of Action Research (THIOLLENT, 1994), together with the theoretical basis of Activity Theory (LEONTIEV, 1959). During the research we developed a way of working together concepts of Mathematics and Physics, with the focus on student learning allied to the approach of a social problem, which is required by Action Research and also by Theory of Activity. The research was applied in a first year high school class and the concepts worked with the students were of Energy and Function. During the research, a visit was made to an electric power generation plant, which operates in the Small Hydroelectric Power Plant (SHP) model, in the municipality of Lima Duarte. We carry out activities with the students' own light bills, as a complement to the activities on the contents. The research had as objective to work school concepts associated to the reality of the student and we obtained positive conclusions of the research, and we had acceptance on the part of the class. Thus we observe students developing important concepts for their development as citizens.
Palavras-chave: Educação Matemática
Interdisciplinaridade
Teoria da Atividade
Pesquisa-ação
Mathematics Education
Interdisciplinarity
Theory of Activity
Action research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4491
Data do documento: 23-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.