Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4491
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andersondasilvamoura.pdf2.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Escher, Marco Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795071Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Linardi, Patricia Rosana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791922E2pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739544D6pt_BR
dc.creatorMoura, Anderson da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T15:51:08Z-
dc.date.available2017-05-12-
dc.date.available2017-05-17T15:51:08Z-
dc.date.issued2016-12-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4491-
dc.description.abstractThis research was constructed using the Interdisciplinarity between Mathematics and Physics, focusing on Mathematics Education. We use the precepts of qualitative research, more precisely following the patterns of Action Research (THIOLLENT, 1994), together with the theoretical basis of Activity Theory (LEONTIEV, 1959). During the research we developed a way of working together concepts of Mathematics and Physics, with the focus on student learning allied to the approach of a social problem, which is required by Action Research and also by Theory of Activity. The research was applied in a first year high school class and the concepts worked with the students were of Energy and Function. During the research, a visit was made to an electric power generation plant, which operates in the Small Hydroelectric Power Plant (SHP) model, in the municipality of Lima Duarte. We carry out activities with the students' own light bills, as a complement to the activities on the contents. The research had as objective to work school concepts associated to the reality of the student and we obtained positive conclusions of the research, and we had acceptance on the part of the class. Thus we observe students developing important concepts for their development as citizens.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi construída utilizando a Interdisciplinaridade entre Matemática e Física, com enfoque na Educação Matemática. Utilizamos os preceitos da pesquisa qualitativa, mais precisamente seguindo os moldes da Pesquisa-ação (THIOLLENT,1994), juntamente com a base teórica da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1959). Durante a pesquisa desenvolvemos um meio de trabalhar juntos conceitos de Matemática e Física, com o foco na aprendizagem dos alunos aliado aabordagem de um problema social,que é exigido pela Pesquisa-ação e também pela Teoria da Atividade. A pesquisa foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio e os conceitos trabalhados com os alunos foram de Energia e Função. Durante a pesquisa foi realizada visita a uma usina de geração de energia elétrica, que opera no modelo de PCH (Pequena Central Hidrelétrica), no município de Lima Duarte. Realizamos atividades com as contas de luz dos próprios alunos, como complemento às atividades sobre os conteúdos. A pesquisa teve como objetivo trabalhar conceitos escolares associados à realidade do aluno e obtemos conclusões positivas da pesquisa, e tivemos aceitação por parte da turma. Assim observamos os alunos desenvolvendo conceitos importantes para seu desenvolvimento como cidadãos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTeoria da Atividadept_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTheory of Activitypt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleMatemática na escola: prática interdisciplinar apoiada pela Teoria da Atividadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.