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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Participação social e argumentação no STF: o caso das políticas de ação afirmativa de acesso ao ensino superior
Autor(es): Sales, Bárbara Bellini de
Primeiro Orientador: Andrade, Mario Cesar da Silva
Membro da banca: Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro
Membro da banca: Reis, Fellipe Guerra David
Resumo: As audiências públicas foram recebidas com grande satisfação pela sociedade, pois eram vistas como uma chance de aproximação entre o Poder Judiciário e o povo, concretizando a ideia de democracia participativa. Esse instituto já era utilizado em outros âmbitos, com o objetivo de dar maior publicidade aos assuntos debatidos e também de possibilitar um maior controle por parte da sociedade das deliberações tomadas pelo Poder Público. No entanto, após exame das leis que regem a utilização deste instituto, percebe-se que sua previsão legal restringe-se à oferta aos Ministros de subsídios capazes de embasar suas decisões. Assim sendo, este trabalho pretendeu analisar qual a real influência dos argumentos apresentados pelos expositores convidados a comparecer à audiência pública, estudando as considerações trazidas pelos expositores e os votos proferidos pelos Ministros do STF na audiência sobre a constitucionalidade das políticas afirmativas de acesso ao ensino superior (RE 597.285 e ADPF nº 186).
Abstract: -
Palavras-chave: Audiências públicas
Democracia participativa
Políticas afirmativas
Cotas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4341
Data do documento: 1-Fev-2014
Aparece nas coleções:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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