https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4046
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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jaquelinelupiseabradasilva.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Corpos e mentes deslocados: a questão da sexualidade nos romances O beijo da mulher-aranha (1981), Stella Manhattan (1985) e Do fundo do poço se vê a lua (2010) |
Autor(es): | Silva, Jaqueline Lupi Seabra da |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues |
Membro da banca: | Pires, André Monteiro Guimarães Dias |
Membro da banca: | Mendes, Leonardo Pinto |
Membro da banca: | Leal, Flávio |
Membro da banca: | Faria, Alexandre Graça |
Resumo: | Ao longo de vários anos de práticas leitoras e dentre diversas obras lidas, tanto clássicas quanto contemporâneas, percebe-se que existe uma predominância de narradores e personagens heterossexuais (masculinos) e pertencentes a raça branca. Ao contrário desse androcentrismo presente no mundo literário, a realidade apresenta-se múltipla, diante disso, pergunta-se: onde estará representada a diversidade de personagens? E, em específico: onde está representada a diversidade de personagens homossexuais? Para responder a essa questão, este estudo pretendeu investigar como os personagens dos romances O beijo da mulher-aranha (1981), Stella Manhattan (1985) e Do fundo do poço se vê a lua (2010) articulam os temas corpo e território para construir uma vivência enunciativa de sexualidade capaz de escapar do padrão “heteronarrativo”. Pretendeu-se compreender também como a sexualidade é representada tanto no plano do conteúdo quanto no plano da expressão nas referidas obras. Destaca-se que os três personagens principais, respectivamente, Molina, Eduardo e Wilson são homoafetivos e vivem processos de desterritorialização e reterritorialização nos seus devidos espaços de convivência, sejam eles espaços fixos ou dentro de processos de mobilidade. A literatura como espaço de catarse e expressão da realidade social é capaz de demonstrar as constantes violências que giram ao redor daqueles que diferem da norma padrão heterossexual, desse modo, este trabalho almejou contribuir para as discussões e, principalmente, denunciar a violência de gênero. É importante ressaltar que mesmo nesse contexto violento, as artes – em específico, a arte teatral, o cinema e a dança – são formas de resistência e contraponto dos personagens contra o sistema heterossexual. A presente pesquisa seguiu uma estrutura pautada nas diretrizes metodológicas que sugerem duas etapas de trabalho: pesquisa teórica e documental. Concluiu-se, portanto, que as três obras analisadas partem de uma matriz heterossexual para contar narrativas homossexuais, mas que, com a presença da arte e o duplo de suas psiques, Molina, Eduardo e Wilson estão em um processo de devir constantes: em suas vivências no “entre lugar” tornam se unos e únicos. |
Abstract: | During many years of reading practice and among several classical or contemporaneous books, a predominance of heterosexual narrators and characters of the male sex was noticed. Contrary to this androcentricity in literary world, reality shows itself multiple. Considering this, two questions were made: Where will character diversity be represented? More specifically, where will the diversity of homosexual characters be represented? To answer these questions, this study aimed to investigate how some characters of the novels O beijo da mulher-aranha (1981), Stella Manhattan (1985) e Do fundo do poço se vê a lua (2010) articulate body and territory themes to construct an enunciative sexuality coexistence capable of avoiding the “heteronarrative” pattern. It was also intended to understand how sexuality is represented both at context and expression levels in the books mentioned above. The fact that the three main characters, respectively, Molina, Eduardo and Wilson are homoaffectionate and go through processes of unterritorialization and reterritorialization in their respective spaces of coexistence, whether they are fixed ones or within mobility processes is important to highlight. Literature as catharsis space and expression of social reality is able to demonstrate constant violence which threatens those who differ from heterosexual standard rules. Therefore, the purpose of this coursework was to contribute to discussions on the matter and mainly bring gender violent to light. It must be pointed out that even in this violent context, the arts, particularly, theater, movies and dance are the characters means of resistance and counterpoint against heterosexual system. The current study followed a structure based on methodological guidelines which suggest two work stages: theoretical and desk research. Therefore, it follows that the three books stem from a heterosexual matrix to tell homosexual stories, in which, with the presence of art and their double psyches, Molina, Eduardo and Wilson are in a constant becoming process. And in there “midfrontiers” coexistences in either places, it one them becomes one and only. |
Palavras-chave: | Sexualidade Homossexualidade Pós-modernidade Violências de gênero Sexuality Homosexuality Post-modernity Gender violence |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4046 |
Data do documento: | 7-Out-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
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