Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4043
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexdeassislauria.pdf2.56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Construindo pontes: dinâmica grupal em aulas de matemática na EJA
Autor(es): Lauria, Alex de Assis
Primeiro Orientador: Silva, Leonardo José da
Membro da banca: Oliveira, Rosana de
Membro da banca: Carneiro, Reginaldo Fernando
Resumo: Esta pesquisa é fruto de questionamentos referentes aos trabalhos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelos professores ao organizarem uma atividade dinâmica. Norteado pelo paradigma qualitativo de um cenário de investigação, o pesquisador acompanhou, registrou e analisou aulas de Matemática no ciclo final do Ensino Fundamental II. Dessa forma, o trabalho traz a seguinte questão de pesquisa: Como um grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos realizam uma tarefa em grupo em uma sala de aula de Matemática? Com essa pergunta definida, torna-se necessário estabelecer os objetivos gerais e específicos da pesquisa. Os primeiros são: analisar a dinâmica grupal de alunos da EJA numa atividade matemática e elaborar um produto educacional voltado para professores. Já os objetivos específicos são: (a) verificar como os alunos constroem estratégias de trabalho visando a confecção da maquete da ponte de papel num cenário investigativo. (b) Analisar o modo como os alunos utilizam habilidades matemáticas ligadas a porcentagens, proporcionalidade e geometria, possivelmente utilizando de suas lembranças escolares. Os resultados das análises de apenas um grupo mostrou um modelo comunicativo que avançou gradualmente do padrão divergente para o difuso propiciado pela participação do professor e pelo compartilhamento de perspectivas dos participantes.
Abstract: This research is the result of questions related to the work in the Adult Education (EJA) by teachers when organizing a dynamic activity. Based on the qualitative paradigm of a research scenario, the researcher followed, registered and analyzed mathematics classes in the final cycle of Elementary School II. Thus, the paper brings the following research question: How do a group of Adult Education students perform a group task in a Mathematics classroom? With this question defined, it becomes necessary to establish the general and specific objectives of the research. The first ones are: Analyze the group dynamics of EJA students in a mathematical activity and elaborate an educational product aimed at teachers. The specific objectives are: (a) to verify how the students construct work strategies aiming at confection of the model of the paper bridge in an investigative scenario. (B) Analyze how students use mathematical skills linked to percentages, proportionality and geometry, possibly using their school memories. The results of the analyzes of only one group showed a communicative model that gradually progressed from the divergent pattern to the diffuse one caused by the participation of the teacher and the sharing of perspectives of the participants.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Trabalho em grupo
Cenário investigativo
Adult Education
Group work
Investigative Scenario
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4043
Data do documento: 16-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.